[weglot_switcher]

Sporting: “Alternativa de não se organizar nada teria levado a situação caótica na cidade”, diz Medina

“A preocupação foi tentar encontrar uma solução para evitar a característica da cidade, que é a concentração de pessoas no Marquês de Pombal”, sustentou o autarca.
13 Maio 2021, 16h24

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, defendeu hoje que a alternativa aos festejos do campeonato por parte do Sporting “teria levado a uma situação caótica na cidade”. O autarca sustentou aos jornalistas que qualquer entidade envolvida no processo teve a “preocupação em minorar o impacto do que aconteceu” e que “a alternativa de não se organizar nada com os promotores teria levado a uma concentração e a uma situação caótica na cidade”.

Fernando Medina apontou que o facto de não ter existido palco e paragem do autocarro da equipa “terá ajudado a minorar a reunião, que seria muito maior sem medidas” definidas, acrescentando que a Câmara de Lisboa e as entidades foram “absolutamente escrupulosos no cumprimento da matéria” de segurança de todos os que estiveram envolvidos nos festejos.

“A preocupação foi tentar encontrar uma solução para evitar a característica da cidade, que é a concentração de pessoas no Marquês de Pombal”, sustentou o autarca. “Em Portugal vigora o regime de liberdade de reunião em espaço público sem qualquer autorização por parte de autoridade”, lembrando que este regime foi “pontualmente limitado por questões horárias devido à pandemia” mas que “deixou de ser limitado com o fim do estado de emergência”.

Medina apontou que “ou haveria algum tipo de enquadramento à utilização do espaço por parte do público ou iriamos ter um processo descontrolado na cidade com uma concentração total no Marquês de Pombal”, porque a “tradição na cidade de Lisboa é a reunião no Marquês de Pombal com milhares de pessoas”.

O presidente da capital lembrou que “a proposta em cima da mesa de não se instalar palco e de haver um autocarro”, permitiu concentrar as pessoas ao longo de “12 quilómetros em ida e volta”, ou seja, estádio José de Alvalade até ao Marquês de Pombal, dado que a maior preocupação da autarquia e das autoridades competentes era a concentração de adeptos no centro da cidade.

Assim, e evitando grandes aglomerados, a receção da equipa do Sporting nos Paços do Concelho será realizada em privado e através de convite através do clube. “Não haverá abertura na Praça do Município e nas imediações no dia 20 para evitar aglomeração”, disse Medina.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.