[weglot_switcher]

TAP ameaça contas da ‘holding’ estatal

Reforço da posição do Estado na companhia aérea não deve, à partida, afetar as contas públicas nacionais, mas as dúvidas só serão esclarecidas com o acordo final.
4 Julho 2020, 15h00

Nos dois últimos anos, a TAP averbou 220 milhões de euros de prejuízos, o que afetou as contas da Parpública, mas não impediu a holding estatal de reduzir a dívida e de ter lucros. Mas as perdas da companhia aérea nacional em 395 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano e a previsão de que o buraco será incomparavelmente maior no segundo trimestre devido ao impacto da pandemia, aliado às grandes incertezas que persistem para a segunda metade de 2020, ameaçam levar as contas da Parpública ao ‘vermelho’.

Já no relatório e contas de 2019 a administração de Miguel Cruz sublinhava que o facto de ter sido “o segundo ano em que se verificaram prejuízos muito significativos, tendo sido gerados nestes dois últimos anos prejuízos superiores a 220 milhões de euros, veio sublinhar a preocupação que a Parpública já havia manifestado no relatório referente a 2018, apesar de, tal como então também se referiu, se verificarem alguns sinais positivos no plano operacional”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.