[weglot_switcher]

TAP já aprovou 180 dos 500 pedidos de saídas na última fase de medidas voluntárias

Os trabalhadores que foram convidados a aderir estão ter reuniões individuais com os responsáveis da área de recursos humanos da empresa, o que tem provocado demoras num processo que tinha inicialmente como prazo o início de maio. 
15 Maio 2021, 14h27

A TAP já aprovou 180 saídas na fase final do programa de medidas voluntárias e embora espera atingir acordos com cerca de 500 trabalhadores, a hipótese de despedimento coletivo ainda não foi eliminada, noticiou este sábado o jornal online “Eco”.

Os trabalhadores que foram convidados a aderir estão ter reuniões individuais com os responsáveis da área de recursos humanos da empresa, o que tem provocado demoras num processo que tinha inicialmente como prazo o início de maio,  adiantou.

Tendo sido atingido menos metade do objetivo, a empresa pode ainda optar pelo despedimento coletivo, uma possibilidade já sinalizada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), em carta enviada esta sexta-feira ao chairman da TAP, Miguel Frasquilho e ao CEO Ramiro Sequeira, na qual diz que apesar da companhia ver essa opção como uma “inevitabilidade”, para o sindicato trata-se de um processo “perfeitamente evitável”, acrescentou o jornal online.

Nas duas primeiras vagas de medidas, a adesão estava disponível a todos os trabalhadores, mas na terceira e última fase está dirigida aos que cumprem critérios de produtividade, absentismo, experiência, contributo, custo e habilitações, num modelo com base num “algoritmo” que tem sido criticado pelos sindicatos.

https://jornaleconomico.pt/noticias/algoritmo-esta-a-despedir-cegamente-trabalhadores-da-tap-732871

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.