[weglot_switcher]

Taxa de juro nos novos créditos para comprar casa desce para 1,5%

No conjunto de todos os segmentos de contratos de crédito à habitação, a taxa média implícita manteve-se inalterada nos 1,031%, em maio, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo INE.
  • Cores claras
22 Junho 2018, 11h20

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação manteve-se inalterada em maio, mas houve uma exceção, nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro para o destino de financiamento aquisição de habitação desceu 0,57 décimas, para 1,5% em maio, face a abril.

Em todo o conjunto, a taxa média foi de 1,031%, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Entre os novos contratos (celebrados nos últimos três meses), a taxa de juro foi 1,511% no mês em análise, traduzindo uma redução de 4,8 pontos base.

Considerando apenas o segmento de financiamento para a aquisição de habitação (o mais relevante no conjunto do crédito à habitação), a taxa de juro implícita para o total dos contratos foi 1,053%, inalterada face ao mês anterior. Nos novos contratos, verificou-se a redução de 5,7 pontos base.

“Considerando a totalidade dos contratos, o valor médio da prestação vencida manteve-se em 240 euros. Nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação diminuiu 21 euros em maio, atingindo os 305 euros”, refere o INE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.