[weglot_switcher]

Patrícia Machado Santos: Uma arquiteta para colocar mãos à obra na pasta da Habitação

Com uma licenciatura e doutoramento em arquitetura na especialidade de tecnologias e gestão da construção, a nova Secretária de Estado da Habitação vai ter pela frente um dos principais problemas do país: responder à falta de oferta de casas, bem como a revogação de algumas medidas do ‘Mais Habitação’, estipuladas no programa eleitoral da Aliança Democrática.
5 Abril 2024, 13h57

Patrícia Machado Santos, nascida em Lisboa no ano da revolução é a nova Secretária de Estado da Habitação, sucedendo no cargo a Fernanda Rodrigues.

Com uma licenciatura e doutoramento em arquitetura na especialidade de tecnologias e gestão da construção terá pela frente um dos principais desafios que o país enfrenta nos últimos anos: resolver a crise habitacional.

A sua tese de investigação intitulada “Indicadores de Qualidade na Habitação Plurifamiliar Portuguesa – de 1950 à actualidade”, acabou por dar origem ao seu livro ‘Qualidade na Habitação em Portugal (1950 a 2010)’, tendo ingressado em 2004 na Câmara Municipal de Oeiras, no departamento de gestão urbanística, onde continuou próxima do tema da habitação.

Em 2016, Patrícia Machado Santos mudou-se para a Câmara Municipal de Lisboa, para integrar o departamento de licenciamento urbanístico, mantendo a Habitação como uma área central de estudo.

Agora, a antiga estudante de ballet clássico e praticante de artes marciais terá de saber dar os passos certos para resolver o problema da falta de oferta de habitação no país, mas também conseguir convencer os proprietários a apostarem no mercado de arrendamento.

A isto junta-se o programa ‘Mais Habitação’, no qual a Aliança Democrática (AD) através do seu programa eleitoral pretende a revogação de algumas medidas, com destaque para o alojamento local, o arrendamento compulsivo, bem como as políticas fiscais e o regresso do investimento internacional.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.