[weglot_switcher]

Transavia retoma operações a 15 de junho com Portugal na primeira linha

A partir de 15 de junho, a companhia aérea ‘low-cost’ do Grupo Air France-KLM abrirá as suas primeiras ligações para Portugal (Faro, Lisboa e Porto) de Lyon e Nantes e, a partir de 26 de junho, de Paris-Orly e Montpellier.
  • Jacky Naegelen/Reuters
29 Maio 2020, 19h51

A partir de 15 de junho, com medidas sanitárias reforçadas, a companhia aérea ‘low-cost’ Transavia, pertencente ao grupo Air France/KLM, vai retomar o seu programa de voos, tendo os destinos de Portugal na sua primeira linha de atuação.

“A Transavia France anuncia a retoma progressiva dos seus voos a 15 de junho, bem como de novas medidas de sanitárias ao longo do percurso de viagem dos passageiros em conjunto com os seus parceiros aeroportuários, em particular a Vinci Airports. Este dispositivo de retoma de atividade, concebido com precaução, vai sendo adaptado à evolução da situação sanitária e ao levantamento das restrições nos países. A partir de 15 de junho, a companhia aérea ‘low-cost’ do Grupo Air France-KLM abrirá as suas primeiras ligações para Portugal (Faro, Lisboa e Porto) de Lyon e Nantes e, a partir de 26 de junho, de Paris-Orly e Montpellier”, assegura um comunicado desta transportadora aérea.

Segundo os responsáveis da Transavia, foi concebido “um primeiro programa de voos restrito, adaptado às atuais condições sanitárias e respondendo às expetativas dos viajantes por motivos familiares”.

Os voos da Transavia serão retomados progressivamente em função do levantamento das restrições nas fronteiras: a partir de Lyon-Saint Exupéry e Nantes Atlantique a partir de 15 de junho; com partida de Paris-Orly a partir de 26 de junho; a mesma data que está prevista para o primeiro voo com partida de Montpellier.

“Após reabrir as suas primeiras ligações para Portugal (Faro, Lisboa e Porto) de Lyon e Nantes, a partir de 26 de junho novos destinos e rotas serão propostos aos passageiros em Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Croácia, Irlanda e Islândia. Todas as informações sobre os voos encontram-se disponíveis em www.transavia.com. A Transavia prevê realizar 25% do seu programa de voos”, esclarece o referido comunicado.

A nota em causa adianta que a Transavia France “pode vir a oferecer novos destinos e reforçar certas frequências em função do levantamento das restrições impostas pelos países e da procura dos passageiros, notadamente para viagens por motivos familiares”, assinalando que “a ampliação progressiva e com precaução do seu programa de voos está sujeito à evolução da epidemia em cada país”.

“Durante o período de confinamento e de suspensão das suas atividades, uma equipa de manutenção dedicada ficou responsável pela manutenção diária dos aviões, a fim de permitir uma retoma dos voos em toda a segurança”, assegura a administração da Transavia.

A este propósito, Nathalie Stubler, CEO da Transavia France, afirmou que “todas as equipas (…) têm o prazer de receber os passageiros de volta a bordo dos nossos aviões”.

“Durante toda a fase de confinamento e a suspensão dos nossos voos, estivemos empenhados em conceber o melhor dispositivo de retoma para os nossos clientes. Estamos prontos! Oferecemos um programa de voo razoável com novas medidas sanitárias. O nosso dispositivo vai permitir assegurar a segurança e o bem-estar dos passageiros. Agradeço aos nossos parceiros aeroportuários que nos ajudaram a construir um percurso seguro do cliente durante toda a viagem”, garante esta responsável.

Por seu turno, Nicolas Notebaert, diretor-geral da Vinci Concessions e presidente da Vinci Airports, precisa que, “em estreita coordenação com os nossos parceiros nas companhias aéreas, a Vinci Airports implementou novas medidas sanitárias nos aeroportos, para permitir a retoma da mobilidade aérea nas melhores condições”.

“Estamos particularmente satisfeitos em tornar possível viajar novamente entre Portugal e os aeroportos franceses que operamos em Nantes e Lyon a partir de 15 de junho com a Transavia”, sublinhou este responsável.

Medidas sanitárias reforçadas pela Transavia
A Transavia France revela que repensou totalmente o percurso dos passageiros “para proteger ao máximo os seus clientes”, incluindo “novas medidas de saúde vão ser implementadas em conjunto com os aeroportos”.

Por exemplo, nas áreas de registo/’check-in: a chegada deve ser antecipada duas horas antes do voo para permitir o cumprimento estrito das regras sanitárias, com uso obrigatório de máscara para os passageiros e funcionários; limpeza reforçada dos balcões de ‘check-in’ e entrega automática de bagagem; disponibilização de gel hidroalcoólico nas zonas de ‘check-in’ e de embarque; sinalética no chão para permitir o respeito pelo distanciamento social; gestão das filas de espera; e proteção em acrílico (plexiglas) nos balcões de ‘check-in’, vendas e embarque

Já na área de embarque, está prevista a antecipação das suas fases de embarque; medição da temperatura de cada passageiro; embarque sequencial para impedir o cruzamento de fluxos; limitação do número de clientes em pontes de embarque e autocarros.

No próprio voo, a receção é feita à chegada ao avião; a tripulação estará dotada de máscaras; o anúncio de medidas de precaução será feito durante a acomodação e o desembarque sequencial, para não saturar os corredores; com fornecimento de distribuidores de gel hidroalcoólico; oferta de serviços e produtos a bordo vai ser adaptada; o pagamento será feito apenas com cartão bancário e de preferência sem contacto; o ar é filtrado a cada três minutos com filtros HEPA, que garantem uma filtragem idêntica à dos blocos operatórios; a limpeza e desinfeção das cabinas de todos os aviões é realizada todas as noites, respeitando as novas exigências da AESA nesta matéria.

Nos aeroportos geridos pela Vinci Airports, para garantir a proteção dos viajantes e dos seus funcionários, a gestora aeroportuária implementou novas medidas sanitárias em toda a sua rede global.

“Fixadas em estreita colaboração com as autoridades competentes de cada país, estas medidas estão relacionadas com a gestão de fluxos e o cumprimento das distâncias de segurança, a disponibilização dos equipamentos de proteção individual ou ainda a limpeza e desinfeção de espaços. Ao complementar os novos protocolos sanitários das companhias aéreas, estas medidas permitem assegurar eficazmente a segurança dos passageiros durante toda a viagem”, defende a Transavia.

À chegada, está previsto o uso de máscara obrigatório; adequação da gestão de fluxos, sinalética visual e sonora adequada para salvaguardar o distanciamento físico; sinalética no chão nas zonas de espera; proteção em acrílico (plexiglas) nos balcões de bagagens em falta; disponibilização de gel hidroalcoólico; e reforço das ações de limpeza e desinfeção em todos os terminais e equipamentos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.