[weglot_switcher]

UIP lança projeto imobiliário de 200 milhões em Gaia

O grupo oriundo do Kuwait tem já em fase de construção um projeto de ‘real estate’ de luxo e um hotel boutique numa área de 25 hectares, a Quinta Marques Gomes, que chegou a fazer parte dos ativos do BES.
24 Setembro 2019, 17h15

A United Investments Portugal (UIP) – ‘braço armado’ português do grupo kuwaitiano IFA Hotels & Resorts, liderado pela família Al Bahar – reforçou a presença a norte do país, na região do Porto, com a aquisição da Quinta Marques Gomes em Vila Nova de Gaia – que fazia parte dos ativos do Fundo Imogestão, do Novo Banco.

O novo projeto de luxo – que ´herda´ as licenças anteriormente emitidas em favor do Grupo Espírito Santo, antigo detentor dos 25 hectares da propriedade – prevê uma forte componente residencial e um empreendimento hoteleiro. Com um investimento aproximado de 200 milhões de euros e entre cinco e sete anos como horizonte para estar concluído, o projeto prevê a construção de 98 unidades (1ª e 2ª habitação) individuais ou geminadas e alguns blocos de apartamento (ainda em fase de tipificação). Um boutique hotel (a instalar num palacete do século XIX e de marca internacional), um Serenity SPA e um restaurante completam o empreendimento.

O projeto (com 90 mil m2 de edificado) já se encontra em fase de construção e também de venda – em primeiro lugar para os cerca de 35 mil investidores que fazem parte da base de dados da UIP, e que têm direito a usufruírem de preços especiais – mas Carlos Leal, diretor-geral da UIP, que apresentou o projeto, não revelou os preços que o grupo vai praticar.

“Este é um dos projetos mais ambiciosos do grupo, estamos muito entusiasmados. Esta aquisição vem reforçar a solidez e crescimento da UIP, bem como a presença do grupo em Portugal, mais concretamente a norte do país, no Porto e em Vila Nova de Gaia. Este será um projeto diferenciador, com um forte impacto no atual panorama do turismo nacional”, disse Carlos Leal.

A Quinta Marques Gomes – um português imigrante no Brasil que fez fortuna no setor das madeiras e mandou construir a mansão precisamente em frente à foz do Douro – é o coração de uma das zonas mais privilegiadas de expansão da habitação de luxo no Grande Porto. Com as zonas nobres da cidade praticamente esgotadas em termos de novas construções e a zona de Matosinhos (para onde a Foz se expandiu) a chegar ao limite, a Afurada (uma antiga aldeia de pescadores na margem sul do Douro, junto à Foz) é neste momento das áreas mais cobiçadas pelos empreendedores turísticos e imobiliários.

Há mais de 30 anos em Portugal – onde já acumulou investimentos próximos dos 500 milhões de euros – o Grupo UIP tem ainda no Porto o Hotel Yotel (um investimento de 30 milhões prestes a entrar em funcionamento) e é o responsável pelo Pine Cliffs Resort (Algarve), o Sheraton Cascais Resort e o Hyatt Regency Lisboa. O grupo chegou a ter uma participação de relevo no BCP, mas já se desfez desse ativo.

Listada na Bolsa de Valores do Kuwait, a IFA Hotels & Resorts (IFA HR) é líder mundial no desenvolvimento de projetos de hotéis e resorts residenciais de uso misto (turismo e habitação). Médio Oriente (Kuwait, Dubai e Líbano), Reino Unido, Singapura, Tanzânia, África do Sul e Estados Unidos são neste momento as geografias onde se situam os investimento do grupo kuwaitiano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.