[weglot_switcher]

Um quarto das escolas públicas não reutiliza manuais

Alexandra Leitão, secretária de Estado Adjunta da Educação revela que “45 mil crianças do 1º cilco têm pelo menos um manual reutilizado”, e assume que um quarto das escolas “está a 0% de reutilização”. Este ano letivo foram reutilizados 110 mil livros.
19 Setembro 2018, 08h30

Dos cerca de 800 agrupamentos escolares em Portugal “algumas centenas fizeram 0% de reutilização”, e das “cinco mil escolas, não é injusto dizer que um quarto está a 0% de reutilização”. As palavras são de Alexandra Leitão, secretária de Estado Adjunta da Educação, em entrevista ao jornal “Público”, esta quarta-feira, 19 de setembro.

Para este ano letivo as escolas públicas do 1º ciclo vão reutilizar 10% dos livros escolares oferecidos no ano passado pelo Governo, o que corresponde a uma poupança de 1,2 milhões de euros e a 110 mil livros.

A secretária de Estado Adjunta da Educação assume, em declarações ao matutino, que “45 mil crianças do 1º ciclo têm pelo menos um manual reutilizado”, números que “não são excelentes, mas são uma evolução importante face ao ano passado e face aos anos em que ainda não há gratuitidade”, contudo, “é mau porque é pouco, mas é bom quando comparamos com os 4% de manuais reutilizados nos anos em que não há reutilização promovida pelo ministério”.

Uma diferença que para Alexandra Leitão, mostra o impacto positivo da nova política. “Os primeiros quatro anos do básico são os anos em que os manuais não estão preparados para serem reutilizados, pois têm muitos espaços em branco, e em que os míudos são pequenos. Não tenho dúvidas de que no ano letivo de 2019/2020, quando já tivermos as devoluções dos livros do 5º e 6º ano, a medida vai ter um impacto muito elevado”, refere.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.