[weglot_switcher]

Votações abertas e nove localizações. Para onde deve ir o novo aeroporto de Lisboa? (com áudio)

Portal AeroParticipa permite que os portugueses dêem ideias e votem na localização do novo aeroporto de Lisboa.
10 Abril 2023, 12h24

A Comissão Técnica Independente tem nove localizações em cima da mesa para o novo aeroporto de Lisboa e, para ajudar a escolher o melhor local, a comissão lançou uma votação aos portugueses.

O AeroParticipa permite que os cidadãos portugueses participem na discussão pública sobre a possível localização do próximo aeroporto de Lisboa. Os portugueses têm ainda a hipótese de criar novas soluções para a instalação de um novo aeroporto, levando as localizações a futura discussão.

O Governo tinha estabelecido cinco opções em Conselho de Ministros: Portela + Montijo, Montijo + Portela, Alcochete, Portela + Santarém e Santarém). Depois entraram mais duas opções, elevando a sete a lista: Alverca e Beja. Agora, existem outras duas opções em cima da mesa: Monte Real (Leiria) e Alcochete + Portela.

Ao “Público”, a presidente da comissão, Rosária Partidário, explicou que a solução Monte Real foi acolhida após a Câmara Municipal de Leiria ter avançado com a proposta, enquanto Alcochete + Portela foi avançado pela própria comissão.

No início de março, a comissão já tinha dito à mesma publicação que ia “ter um mapa, interactivo, onde as pessoas vão pôr lá o aviãozinho [no local que consideram ser adequado para o novo aeroporto]”.

Embora já some nove potenciais localizações, há quem não aprecie a forma como a comissão independente está a tratar o assunto. O ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Ferreira, lembra que se “trata de uma questão estratégica com um fortíssimo impacto no desenvolvimento do país” e que o mapa interativo que permite que qualquer cidadão ‘crie’ um aeroporto “não pode ser verdade”. “Afinal, o que nos estará (mesmo) a acontecer?”, questiona o ex-governante.

Ora, a abertura do mapa à população portuguesa vai fazer com que a lista de potenciais aeroportos aumente e que existam mais hipóteses em cima da mesa. Lançado na sexta-feira, o mapa virtual fica disponível durante esta semana e irá fechar a novas contribuições.

Todas as hipóteses que surgirem serão estudadas pela comissão técnica, sendo que as cinco soluções que constam no Conselho de Ministros avançam obrigatoriamente.

No fim do mês, a 27 de abril, a comissão vai divulgar a lista com as soluções totais que saírem da discussão pública, os critérios de viabilidade técnica para estudar as opções e a lista de opções finais a estudar e quais serão comparadas entre si. Até ao final do ano, a comissão tem de entregar ao Governo a melhor opção para a localização do novo aeroporto.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.