[weglot_switcher]

Wall Street bate recordes no meio da crispação política

Enquanto a democracia norte-americana passa por um dos momentos mais delicados da sua história contemporânea, o mercado de capitais parece ter encontrado o terreno certo para crescer.
7 Janeiro 2021, 20h41

Wall Street atingiu níveis recordes esta quinta-feira, com os investidores do mercado a apostarem em mais ajudas de emergência contra o coronavírus sob um Congresso agora controlado pelos democratas. O Dow Jones Industrial Average subiu 193,4 pontos, ou 0,63%, para 31.022,8 pontos; o S&P 500 ganhou 50,26 pontos, ou 1,34%, para 3.798,4 pontos; e o Nasdaq Composite cresceu 291,10 pontos, ou 2,28%, para 13.031,89 pontos.

Segundo os analistas, os investidores ignoraram os crescentes desentendimentos entre democratas e republicanos em termos políticos, com o assato desta quarta-feira ao Capitólio a resultar num pedido de expulsão do presidente em exercício Donald Trump – cuja equipa está em modo de abandono da Casa Branca.

“O mercado agora está a olhar para além de Trump e está ansioso por uma presidência de Biden, mais estruturada e de aposta nos estímulo”, disse Dennis Dick, corretor da Bright Trading, citado pela agência Reuters. “Um Congresso democrata obviamente preocupar-se-á mais com as pequenas empresas”, disse.

Mas há quem ache que os investidores estão a ser demasiado otimistas. É certo que Biden terá de injetar um novo fôlego financeiro na economia, mas a extensão desse financiamento pode deitar o mercado de capitais desiludido – uma vez que os democratas costumam optar por mexer na economia de uma forma mais estruturada e não atravez de ‘choques’ que se desvanecem em pouco tempo.

“Um pacote de estímulo fiscal mais progressivo e agressivo pode estar à vista”, disse Keith Buchanan, gestor da GlobAlt, Atlanta, citado pela mesma fonte, que apontava precisamente um dos caminhos alternativos que os democratas costumam usar.

Entretanto, o número de norte-americanos que avançaram com pedidos de auxílio ao desemprego caiu inesperadamente na semana passada embora permaneça elevado, dizia um relatório do Departamento do Trabalho. A recuperação do mercado de trabalho parece estar a estagnar, mas o relatório também acabou por não influenciar negativamente o dia nas bolsas.

“Com mais estímulos a chegar, tudo será um pouco menos grave, porque sabemos que haverá um apoio maior para aqueles que estão desempregados”, disse Max Gokhman, gestor de ativos na Pacific Life Fund Advisors, Califórnia.

Os investidores estão agora a aguardar um relatório abrangente com os números do empregos referentes ao mês de dezembro, que é esperado nesta sexta-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.