[weglot_switcher]

Wall Street consegue fechar em alta

Os dados do desemprego, mais baixos que o esperado, podem explicar as movimentações do dia. Mas é preciso esperar pelo impacto da gestão das carteiras dos fundos de pensões até ao final do mês.
  • Brendan McDermid / Reuters
25 Março 2021, 20h59

O mercado acionista dos Estados Unidos conheceu uma recuperação no final desta quinta-feira, com os investidores a comprarem ações com probabilidade de terem um bom desempenho (Apple e Tesla não fizeram parte do bloco), em antecipação de que a economia que aparenta ter possibilidade de crescimento.

O Dow Jones Industrial Average subiu 200,81 pontos, ou 0,62%, para 32.620,87 pontos; o S&P 500 ganhou 20,59 pontos, ou 0,53%, para 3.909,73 pontos; e o Nasdaq Composite adicionou 15,79 pontos, ou 0,12%, para 12.977,68 pontos.

O presidente Joe Biden citou como progresso económico os dados do Departamento do Trabalho, que mostraram um número decrescente de norte-americanos a pedir subsídios de desemprego. Para alguns analistas, foi este facto que permitiu que os principais índices dessem ‘a volta’ e saíssem de terreno negativo.

O número de norte-americanos que se inscreveram para obterem os subsídios de desemprego foi de 684 mil na semana que terminou a 20 de março, em comparação com o aumento de 770 mil divulgados na semana anterior. Os números de vieram abaixo das expectativas do mercado que apontavam para um aumento de 730 mil. Estes valores já não eram vistos desde que a pandemia atingiu o mercado de trabalho em março de 2020, mas os pedidos ainda estão longe do nível de 200 mil reportado em fevereiro de 2020, disse a consultora XTB Trading.

Os pedidos contínuos, que atrasam os dados iniciais de pedidos de subsídio de desemprego numa semana, caíram para 3,870 milhões, enquanto os analistas esperavam uma queda para 4,043 milhões. Os números divulgados esta quinta-feira ainda permanecem muito acima da média de 1,7 milhão divulgados antes da pandemia. A economia dos Estados Unidos apresentou um crescimento, em termos anuais, de 4,3% no trimestre nos últimos 3 meses de 2020, superior a 4,1% na segunda estimativa, refere a empresa.

“É um mercado de ações muito confuso, não há liderança real”, disse Tim Ghriskey, gestor de investimentos, citado pela agência Reuters. “Um dia os cíclicos estão a favor, no dia seguinte o tech-plus está a favor”, disse. “Mas, do lado positivo, não há o que chamo de venda agressiva.”

Parte do motivo pelo qual as ações estão a lutar para não descerem pela segunda semana consecutiva pode ficar a dever-se o reequilíbrio no final do trimestre e do mês que os fundos de pensões imprimem tradicionalmente nestas alturas, o que também pode manter a pressão sobre as ações até o final de março.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.