[weglot_switcher]

Wall Street fecha em alta com Dow Jones a superar a barreira dos 24.000 pontos

Os mercados norte-americanos beneficiam de uma onda de otimismo numa altura em que os Estados Unidos negoceiam a reforma fiscal no Senado.
  • Reuters
30 Novembro 2017, 21h24

As principais praças acionistas dos Estados Unidos fecharam sessão esta quinta-feira em alta, com o índice de referência mundial, Dow Jones, a ultrapassar a barreira dos 24.000 pontos. Os mercados norte-americanos beneficiam de uma onda de otimismo numa altura em que os Estados Unidos negoceiam a reforma fiscal no Senado.

O industrial Dow Jones, fechou sessão a ganhar 1,34% para 24.261,61 pontos, o financeiro Standard & Poor’s 500 a somar 0,72% para 2.644,91 pontos e o mercado tecnológico Nasdaq Composite regista uma variação positiva de 0,73% para 6.873,97 pontos.

Os analistas indicam que a mensagem publicada pelo senador republicano John McCain, de que a Câmara dos Depuatdos está disposta a aprovar a reforma fiscal apresentada no Senado terá sido a principal razão para explicar a escalada de ganhos nas bolsas norte-americanas. Esta quinta-feira, foi também a vez do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se pronunciar diante do Senado.

O projeto de lei elaborado pelo Senado prevê adicionar vários biliões de dólares à dívida dos EUA nos próximos 10 anos. John McCain explica, no entanto, que o impacto orçamental da reforma será parcialmente compensado pelo aumento dos juros pagos sobre a dívida. Ao mesmo tempo, o projeto de lei prevê gerar um aumento no emprego de 0,6% ao longo de 10 anos e reduzir o déficit em 407 mil milhões de dólares.

Esta quinta-feira, foi também anunciado pela Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) a extensão dos cortes de produção de crude, que terminavam em março, até final de 2018, de acordo com informação avançada pela Reuters.

Um delegado da organização referiu que o grupo está a debater se irá limitar a produção da Líbia, país que está isento dos cortes na produção tendo em conta a instabilidade que se vive no país. O acordo foi alcançado após várias horas de reunião na sede da OPEP em Viena.

A reagir a esta notícia, o brent sobe 0,73% para os 63,57 dólares por barril e o crude ganha 0,02% para os 57,31 dólares.

A impulsionar o otimismo de Wall Street estão também os bons resultados económicos na Europa. A taxa de inflação na zona euro acelerou para 1,5% em novembro, de acordo com uma estimativa rápida divulgada pelo gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), Eurostat. O valor compara com os 1,4% de outubro e continua abaixo da meta do Banco Central Europeu (BCE) de uma inflação abaixo, mas próximo de 2%.

No mercado cambial, o euro valoriza 0,51% para 1,190 dólares e a libra soma 0,89% para 1,352 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.