Os 10 países mais felizes do mundo

Celebra-se esta quarta-feira, 20 de março, o Dia Internacional da Felicidade e para assinalar a data as Nações Unidas lançaram o “Relatório Mundial da Felicidade 2019”. Portugal está na 66ª posição. Conheça o ‘top’ 10 da lista.

Portugueses estão mais felizes. País subiu no ranking mundial da felicidade

O último “World Happiness Report” aponta os portugueses como mais felizes do que entre 2005-2008, com uma variação positiva de 0,129 pontos. No ano passado, Portugal figurava na 77ª posição, subindo 10 posições este ano.

Saiba como garantir que a sua presença online não irá impedi-lo de ser contratado

Desde os comentários que fez no calor do momento no Facebook às fotografias que podem comprometer a sua reputação. Saiba como gerir a sua presença online e garantir o seu próximo emprego.

O que precisa de saber sobre obras em casa

As situações que geram mais conflitos estão relacionadas com trabalhos realizados fora dos prazos acordados, com graves prejuízos para o dono da obra. Mas também é comum o empreiteiro abandonar a obra deixando a difícil tarefa de encontrar uma empresa interessada em dar continuidade à mesma.

Já escolheu uma entidade para ‘doar’ 0,5% do seu IRS? Há 4 mil candidatos

Até aqui, este procedimento só era possível pela altura da entrega do IRS, mas, este ano, de modo a facilitar o pré-preenchimento da declaração, o contribuinte já pode escolher qual a entidade que quer ajudar. 

Oferta especial: assine o Jornal Económico em papel e digital, por 1,26 euros por semana

Junte-se ao número crescente de assinantes do JE e aproveite a nossa oferta exclusiva, até ao dia 30 de março, através do telefone (+351) 217 655 300 ou do email assinaturas@jornaleconomico.pt. Leia o JE onde e como quiser, em papel ou na Internet. Obrigado pela sua preferência!

Portugal é dos países com maiores desigualdades para os idosos, diz OCDE

No relatório sobre o sistema de pensões em Portugal, divulgado esta quarta-feira, a OCDE reconhece que a pobreza e a desigualdade caíram em Portugal na última década. No entanto, assinalam que Portugal situa-se acima da média dos países da OCDE.

As 11 recomendações da OCDE sobre o sistema de pensões em Portugal

O relatório sobre o Sistema de Pensões de Portugal, publicado esta terça-feira pela OCDE deixa algumas recomendações a Portugal para fazer face ao envelhecimento da população.

OCDE diz que idade mínima de reforma antecipada em Portugal é “muito baixa”

No relatório sobre o sistema de pensões em Portugal, divulgado esta terça-feira, a OCDE recomenda uma atualização da idade mínima de reforma baseado na esperança média de vida.

Think Pink: motivação em destaque, no QSP Summit 2019

Daniel Pink, um dos pensadores mais influentes do mundo, vem a Portugal falar sobre motivação no trabalho.

Uma questão de atitude: diga olá ao renting

Na hora de aumentar a frota automóvel da sua empresa: pare, escute e olhe. Atenção, porque a melhor opção nem sempre é a mais óbvia.

Quase 70% das empresas em Portugal acreditam que estão em condições de competir a nível global

Estudo da consultora QSP revela que criatividade, integração de pessoas de culturas diferentes e tecnologia são prioridades para os gestores portugueses.
Mais artigos

Parlamento quer reforçar fiscalização das desigualdades salariais entre homens e mulheres

O projeto de resolução publicado esta quarta-feira em Diário da República visa identificar os setores de atividade onde se verifica uma maior incidência de desigualdades salariais e reforçar a fiscalização das relações laborais.

Australianos procuram ouro e prata na região do Minho

Fortescue Metals Group Exploration requereu a atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais, numa área denominada ‘Fojo’, localizada nos concelhos de Melgaço, Monção e Arcos de Valdevez.

Disney e Fox: uma fusão histórica de 62 mil milhões de euros

Notícia da finalização da compra foi feita um dia antes do previsto na rede social Twitter da ’21st Century Fox’, embora esta quarta-feira seja anunciada oficialmente a fusão.

Bolsa portuguesa contraria pessimismo na Europa, com Pharol valorizar mais de 4%

PSI 20 negoceia ‘flat’ para 5.304,83 pontos, esta quarta-feira. Os títulos da Navigator, EDP, Pharol e Sonae SGPS estão em destaque.

Provámos o Kit Kat verde que chega às lojas em abril

O chocolate de matcha e chá verde é um dos mais recentes lançamentos da empresa suíça Nestlé. Demorou 15 anos a chegar às prateleiras dos supermercados europeus, depois de ser criado no Japão.

Habitação vitalícia: Proprietários alertam que inquilinos vão pagar “brutalidade” de impostos

A Associação Lisbonense de Proprietários e a Associação Nacional de Proprietários não estão otimistas em relação ao sucesso do Direito de Habitação Duradoura, mas a Associação Portuguesa de Proprietários acredita que o novo regime poderá ser bom para os fundos de investimento imobiliário, avança a TSF.

Entrega do IRC em maio não impede dispensa do PEC, mas declaração de substituição impede

Fisco esclarece que apenas são relevantes para a dispensa do PEC as entregas das primeiras declarações Modelo 22 e Informação Empresarial Simplificada (IES), dentro do prazo legal. Empresas podem usufruir desta medida apesar de a primeira prestação do PEC ter de ser paga em março e a entrega do IRC só acontecer em maio. Já quaisquer declarações de substituição não relevam para o fim do imposto.

APMobi: “Não estamos contra a Antral e a FPT, mas queremos representar uma nova geração”

Em entrevista ao Jornal Económico, um dos fundadores da nova associação de motoristas de táxi, que conta com a mytaxi Portugal como membro fundador, explicou o que pretende a APMobi e que desafios o setor deve superar. Certo é que esta é uma associação “concorrente” das conhecidas Antral e Federação Portuguesa do Táxi.

Primavera chega hoje com sol e subida das temperaturas

A primavera começa esta quarta-feira com as previsões meteorológicas a apontarem para bom tempo, com céu limpo e temperaturas máximas que podem ser em algumas regiões do país acima dos 20 graus Celsius.

BES: Há 400 processos em Tribunal contra o Banco de Portugal

Corre ainda na Justiça o processo em que o banco BCP põe em causa o mecanismo de contingência pelo qual o Fundo de Resolução (que é financiado pelos bancos) recapitaliza o Novo Banco.

Mãe de quatro filhos, leitora compulsiva e “bem disposta”. Conheça a presidente do CFP

Nova presidente do Conselho Superior do Conselho das Finanças Públicas (CFP) falou ao Jornal Económico sobre os desafios à frente do organismo, como conciliou a carreira e a maternidade e os seus principais ‘hobbies’.

Negócios: As guerras do ouro no mundo empresarial

A Barrick Gold decidiu avançar com uma oferta de compra hostil sobre a rival Newmont. A oferta é de 15,6 mil milhões de euros. Depois deste negócio reacendeu-se o interesse pelo metal precioso e a especulação sobre qual poderia ser a próxima transação a tomar conta do setor. Apesar da queda no último trimestre de 2018, a procura deste metal preciosotem vindo a aumentar.

Queiroz Pereira: A nova vida do maior grupo industrial português

Pedro Queiroz Pereira, falecido em agosto do ano passado, ficou para a História como um empresário audacioso, pragmático e visionário. O império que deixou às três filhas fatura mais de dois mil milhões de euros por ano e serão vários os interessados em ‘joias da coroa’ como a Navigator, a Secil e o Hotel Ritz. Mas a família pretende manter os ativos e a estratégia passa por continuar a crescer e a valorizar o património familiar, incluindo por via de aquisições. O grupo deverá, parajá continuar nas mãos do clã, com o apoio de gestores da ‘escola’ McKinsey.

Semapa: pasta & papel dominam exportações, cimentos resistem

No ano passado, a Semapa conseguiu atingir um volume de exportações de 1.664,9 milhões de euros, cerca de 75,8% do volume de negócios global da holding criada por Pedro Queiroz Pereira para a área industrial na pasta & papel (The Navigator Company), cimentos (Secil) e ambiente (ETSA).

Reclamações por fraude bancária disparam

O número de queixas já levou a que o Banco de Portugal emitisse um “alerta público”. A Procuradoria-Geral da República confirmou ao “Público” a “recepção das cerca de duas dezenas de participações” feitas pelo regulador.

O que precisa de saber sobre obras em casa

As situações que geram mais conflitos estão relacionadas com trabalhos realizados fora dos prazos acordados, com graves prejuízos para o dono da obra. Mas também é comum o empreiteiro abandonar a obra deixando a difícil tarefa de encontrar uma empresa interessada em dar continuidade à mesma.

Saiba como garantir que a sua presença online não irá impedi-lo de ser contratado

Desde os comentários que fez no calor do momento no Facebook às fotografias que podem comprometer a sua reputação. Saiba como gerir a sua presença online e garantir o seu próximo emprego.

Greve Feminista: Contra a boçalidade, pela igualdade

A luta não está ganha, o mundo pára sem nós e as ruas, essas são de facto nossas. Amanhã, no próximo ano e nos restantes, até que a igualdade seja essa promessa de ontem nos dias de hoje.

O chumbo da moção de censura sob o prisma de um balanço da legislatura e arranque da campanha eleitoral

A liderança simbólica da oposição, o processo de reconfiguração da direita e do centro-direita, o equilibrismo dos bloquistas e dos comunistas, a carga “positiva” e a carga “negativa” da governação, a miragem da maioria absoluta, o problema da gestão de expectativas, a viragem de ciclo económico e a necessidade de criar uma nova narrativa.

A única moção de censura e as duas moções de rejeição que derrubaram governos

No dia em que é debatida e votada a moção de censura apresentada pelo CDS-PP, visando o Governo do PS, o Jornal Económico recorda as histórias de três moções (uma de censura e duas de rejeição) que fizeram cair governos liderados por Cavaco Silva, Nobre da Costa e Passos Coelho.

Startup portuguesa Enging recebeu um milhão de euros da EDP

A empresa de Oliveira do Hospital, que desenvolve soluções de manutenção preditiva, pretende desenvolver a área comercial e expandir-se sobretudo na Europa.

Conselho Europeu de Inovação ganha oxigénio com mais 2 mil milhões de euros

Este mecanismo europeu encontra-se numa fase piloto. O valor será aplicado em iniciativas como o “Pioneiro” e o “Acelerador”, segundo a Comissão Europeia.

Planetiers quer fazer de Portugal um país mais sustentável

Esta é uma plataforma que agrega, promove e vende produtos e soluções sustentáveis para a vida do dia-a-dia.

Sindicato dos enfermeiros estuda forma de minimizar impacto económico da greve

O Sindepor admite que uma greve de um mês, como a que está prevista para abril, tem “forte impacto” nos rendimentos dos profissionais. O conteúdo Sindicato dos enfermeiros estuda forma de minimizar impacto económico da greve aparece primeiro em Saúde Online.

Hospital de São João diz que inquérito aos contentores não revelou irregularidades

Inquérito incidiu sobre os contratos de aluguer dos contentores onde estão a pediatria e neurocirurgia. Hospital não vai promover mais diligências. O conteúdo Hospital de São João diz que inquérito aos contentores não revelou irregularidades aparece primeiro em Saúde Online.

Ministério recua e diz não querer obrigar recém-especialistas a ficar no SNS

Ministra da Saúde tinha admitido a introdução de um período de vinculação obrigatória ao SNS dos recém-especialistas. Médicos contestaram proposta e agora a tutela recua. O conteúdo Ministério recua e diz não querer obrigar recém-especialistas a ficar no SNS aparece primeiro em Saúde Online.

Santa Maria reduz serviço de neonatologia pela segunda vez num ano

Serviço tinha 22 camas em julho mas agora fica reduzido a 13. Em causa está a falta de enfermeiros. O conteúdo Santa Maria reduz serviço de neonatologia pela segunda vez num ano aparece primeiro em Saúde Online.

Consultas por videochamada disponíveis no SNS ainda este ano

Funcionalidade vai estar disponível na região de Lisboa até julho, através da app "My SNS Carteira" mas depende da vontade do médico. O conteúdo Consultas por videochamada disponíveis no SNS ainda este ano aparece primeiro em Saúde Online.

Ordem dos Médicos quer reunião urgente com ministra após “nível de desprezo” inédito

Ordem pede reunião urgente à ministra da Saúde, na sequência de atitudes e declarações da tutela que "revelam uma total falta de respeito” e um “nível de desprezo nunca antes alcançado”. O conteúdo Ordem dos Médicos quer reunião urgente com ministra após “nível de desprezo” inédito aparece primeiro em Saúde Online.

Monchique Resort & Spa reabriu este mês com a gestão da DHM

O Monchique Resort & Spa reabriu portas depois de alguns meses encerrado após a passagem da gestão da Macdonald Hotels & Resorts para a DHM - Discovery Hotel Management.

5,2 meses é o tempo de espera para adjudicar uma obra pública

A AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, questiona a demora no tempo para adjudicar as empreitadas de obras públicas.

Taxas implícitas no crédito à habitação voltam a subir

A taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação aumentou em Fevereiro para 1,061, face aos 1,054% registada em Janeiro.

Porto e Figueirós dos Vinhos fazem hastas públicas

Os municípios do Porto e de Figueiró dos Vinhos vão fazer hastas públicas de dois imóveis, cujos os preços bases de venda são, respectivamente de 585 e 150 mil euros.

BPI financia primeiro projecto concluído no âmbito do IFRRU 2020

O projecto de reabilitação da antiga Empresa Fabril da Trofa, agora sede do grupo português Vigent Group, é a primeira obra no âmbito do IFRRU 2020, que teve o apoio do BPI.

Santander continua a baixar o Spread no crédito à habitação

O Santander pretende manter-se na liderança dos spreads mais baixos do mercado e acaba de reduzir e simplificar a grelha dos spreads de crédito à habitação em vários segmentos.

PremiumO fantasma da OPA não assustou o plano de Mexia

EDP quer investir 5 mil milhões na América do Norte apesar do risco do chumbo do CFIUS. Plano não é incompatível com a OPA, diz CEO.

PremiumTribunal conclui que não existiam investidores dispostos a salvar o BES e que resolução era inevitável

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa concluiu que a resolução era a única solução de que o Banco de Portugal dispunha para lidar com a crise no BES.

PremiumRui Barros: “Estamos a assistir a uma nova tendência: hiperpersonalização”

O responsável da Accenture Technology explica como as novas tecnologias estão a alterar a forma como vivemos e quais as grandes tendências a nível mundial.

PremiumJorge Pavão de Sousa, Eleven Sports: “Todas as operadoras estão em pé de igualdade”

Em entrevista ao JE, o diretor-geral da Eleven Sports Portugal revelou que as decisões iniciais da distribuidora não terão sido as mais acertadas na abordagem ao mercado nacional. Mas desde dia 12 de fevereiro “todas estão em pé de igualdade”. As negociações com as operadoras levaram meses, sendo mesmo necessária a intervenção direta do proprietário da empresa, Andrea Radrizzani.

Premium“A caminho dos 40 é que vou tirar um curso novo?”, diz professora desempregada

Uma professora, após oito anos a contratos, fica sem colocação. Um artista nada recebe pelas exposições que realiza e um estivador nunca sabe se amanhã há o que fazer. Três casos entre 8,9% dos madeirenses.

PremiumPinturas de Henrique Leal patentes na Junta de freguesia da Ribeira Brava

Henrique Leal vai ter uma exposição individual que pode ser visitada na Junta de Freguesia da Ribeira Brava a partir do dia 18 de março, dia da abertura.
Últimas

Portugal é dos países com maiores desigualdades para os idosos, diz OCDE

No relatório sobre o sistema de pensões em Portugal, divulgado esta quarta-feira, a OCDE reconhece que a pobreza e a desigualdade caíram em Portugal na última década. No entanto, assinalam que Portugal situa-se acima da média dos países da OCDE.

As 11 recomendações da OCDE sobre o sistema de pensões em Portugal

O relatório sobre o Sistema de Pensões de Portugal, publicado esta terça-feira pela OCDE deixa algumas recomendações a Portugal para fazer face ao envelhecimento da população.

OCDE diz que idade mínima de reforma antecipada em Portugal é “muito baixa”

No relatório sobre o sistema de pensões em Portugal, divulgado esta terça-feira, a OCDE recomenda uma atualização da idade mínima de reforma baseado na esperança média de vida.

Guerra dos Balcãs: Radovan Karadzic enfrenta veredito final sobre crimes contra a humanidade

Em causa estão crimes de contra a humanidade e crimes de guerra pelo massacre de Srebrenica e o cerco de Sarajevo durante a guerra civil da Jugoslávia, onde 12 mil pessoas morreram entre 1992 e 1996.

Papa Francisco apela a apoio às vítimas de Moçambique

“As grandes inundações espalharam o luto e a devastação em várias regiões de Moçambique, Zimbabué e Malaui”, assinalou o papa perante milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Os 10 países mais felizes do mundo

Celebra-se esta quarta-feira, 20 de março, o Dia Internacional da Felicidade e para assinalar a data as Nações Unidas lançaram o “Relatório Mundial da Felicidade 2019”. Portugal está na 66ª posição. Conheça o ‘top’ 10 da lista.
Ver mais artigos