[weglot_switcher]

AICEP. Novo presidente quer protagonizar “novo ciclo de atração de investimento”

“Estamos prontos para enfrentar os atuais desafios do mercado global e protagonizar um novo ciclo de atração de investimento para Portugal e de apoio à internacionalização das empresas portuguesas”, destacou Filipe Santos Costa, o novo presidente da agência, na cerimónia de tomada de posse.
19 Junho 2023, 16h14

Filipe Santos Costa é o novo presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e o novo Conselho de Administração tomou posse esta segunda-feira no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

“Estamos prontos para enfrentar os atuais desafios do mercado global e protagonizar um novo ciclo de atração de investimento para Portugal e de apoio à internacionalização das empresas portuguesas”, destacou o novo presidente da agência.

“É nosso compromisso fortalecer a reputação sólida desta grande instituição que é a AICEP, através de uma nova visão estratégica que permita levar as empresas portuguesas a alcançar ainda mais sucesso além-fronteiras”, refere. “O nosso principal objetivo é reforçar a promoção de Portugal como um destino atrativo para grandes investimentos produtivos, sejam nacionais ou estrangeiros”, conclui o Presidente da AICEP.

Filipe Santos Costa era, desde julho de 2018, CEO da aicep Global Parques, entidade gestora de parques industriais em Sines, Setúbal e Sintra. É Mestre em “Desenvolvimento e Cooperação Internacional” pelo ISEG, foi Delegado da AICEP em São Francisco e em Xangai e desempenhou vários cargos no âmbito da Diplomacia Económica. Com experiência em gestão de fundos europeus, foi Encarregado da Estrutura de Missão para a Gestão dos Fundos Comunitários no Ministério da Administração Interna.

O novo Conselho de Administração terá como Vogais Executivos Cristina Pucarinho, Luís Rebelo de Sousa, Isabel Tenreiro e João Noronha Leal e como Vogais não Executivos Carlos Abade, vogal do conselho diretivo do Turismo de Portugal, e Marisa Garrido, vogal do conselho diretivo do IAPMEI.

O novo Conselho de Administração da AICEP terá como prioridades o aumento da competitividade e notoriedade de Portugal, através da dinamização de investimento estruturante e da internacionalização das empresas portuguesas. O novo Conselho de Administração foi designado por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas dos Negócios Estrangeiros, Finanças e Economia e Mar para um mandato de três anos.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.