A Riberalves, empresa de referência no setor do Bacalhau, assinalou, na última quinta-feira, o 40º aniversário, numa gala de tributo a colaboradores, clientes e parceiros.
Em comunicado, a empresa recordou que “o evento, que teve lugar no Pátio da Galé, em Lisboa, contou com 250 convidados, entre os quais o secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, bem como a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues. O registo foi de homenagem e gratidão, para com todos os que contribuíram para o trajeto de quatro décadas de crescimento e inovação da empresa”.

“Convosco, deixem-me dar uma ideia do ponto a que chegámos: processamos anualmente 100 mil toneladas de peixe vivo – 10 por cento de todo o bacalhau pescado no mundo! São 22 mil toneladas de produto acabado – cerca de 73 milhões de refeições de bacalhau por ano! Para Portugal e para todos os continentes. Reinventámos o consumo do ‘fiel amigo’, democratizando a sua preparação para todos os profissionais e para todos os lares. Com isso, o bacalhau chegou às famílias mais jovens e a novos mercados. A todos, a nossa gratidão e o nosso obrigado!”, afirmou Ricardo Alves, CEO da Riberalves, no discurso de abertura da gala.
Por sua vez, o fundador, João Alves admitiu não ser “um homem de discursos, mas creio que posso dizer, com humildade, que sou um homem de memória. E a memória leva-me a fazer três referências muito especiais”.
O Chairman da Riberalves, evocou a memória de Carlos Marques da Costa, o seu “segundo pai”, industrial português, já falecido, que no ano de 2000 lhe proporcionou “a oportunidade” de compra da seca de bacalhau, na Moita, onde a Riberalves investiu na sua principal unidade produtiva – hoje a maior fábrica mundial de transformação de bacalhau.
“Essa fábrica mudou a Riberalves e mudou a indústria do bacalhau”, afirmou; de seguida, chamou ao palco Joaquim Bensaúde, em representação do Grupo Bensaúde, “parceiro de sempre, desde o tempo em que a Riberalves comprava a carga dos seus bacalhoeiros”.
Por fim, João Alves homenageou Vítor Gavancha, um dos mais antigos colaboradores da casa, ex-Diretor Comercial já reformado, em representação de todas as equipas da empresa. “A força da Riberalves está nas suas pessoas. Carrego no coração o contributo decisivo de homens e mulheres muito especiais, desde os primeiros dias”, afirmou
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com