[weglot_switcher]

Palavras “insuportáveis” de Dijsselbloem devem ser desvalorizadas, diz Costa

Primeiro-ministro salienta que o líder do Eurogrupo “está de passagem” e que os países devem-se concentrar em fortalecer o euro.
  • Reuters
10 Abril 2017, 16h00

O primeiro-ministro António Costa rotulou como “insuportáveis” as declarações do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, sobre os países do sul da Europa e reiterou que este deveria abandonar funções. Contudo, advogou que o ministro das Finanças holandês “está de passagem”.

“Claro que [Jeroen Dijsselbloem ] devia abandonar o cargo. As palavras são insuportáveis, mas temos de continuar a trabalhar no que é essencial” para a União Europeia (UE) afirmou o primeiro-ministro, em entrevista à Rádio Nacional de Espanha (RNE), citado pela Lusa.

O chefe do executivo acrescentou que Dijsselbloem “está de passagem, mas o euro é um resultado muito importante do trabalho da UE e é nisso” que a UE tem que se concentrar, “completando a União Económica e Monetária”.

António Costa salientou ainda sobre os efeitos do Brexit que espera que a UE e o Reino Unido mantenham “uma relação próxima” e que “a melhor forma de o fazer é iniciar as negociações de uma forma amigável, sem aumentar a tensão”.

O primeiro-ministro português participa esta segunda-feira numa cimeira dos sete países do sul da Europa, em Madrid, para discutir o futuro da União Europeia e o processo de saída do Reino Unido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.