[weglot_switcher]

“A versão real de ‘House of Cards’”: Presidente chinês critica “estrutura de poder do Ocidente”

Xi Jinping afirma que a China tem agora “uma oportunidade histórica” que “surge apenas uma vez a cada mil anos”.
4 Dezembro 2017, 16h49

O Presidente da China, Xi Jinping, criticou a “estrutura de poder ocidental”, que considera estar a “desiludir gravemente” os cidadãos desses países. “Parece uma versão real de ‘House of Cards'”, declarou Jinping  numa reunião da Comissão Militar Central do exército chinês, de acordo com documentos agora obtidos pela japonesa Kyodo News.

Para o presidente chinês, segundo a descrição que o Japan Times faz do conteúdo desses documentos, “alguns políticos ocidentais” terão feito críticas à “globalização por razões meramente políticas” e “responsabilizam a China pelos seus problemas domésticos”, e que poderão “fazer algo imprudente numa atitude desesperada”, usando uma crise externa para aliviar “a pressão doméstica”, no que parece uma clara referência ao presidente dos EUA, Donald Trump.

“Muitos líderes  de países em desenvolvimento com quem falei”, terá dito o presidente chinês, “disseram-me que têm dúvidas acerca do sistema política do Ocidente e expressaram esperança de aprender como a China se desenvolveu”.

A perda de influência dos países ocidentais na esfera internacional, terá dito Jinping, oferece uma “oportunidade histórica” à China, já que “a comunidade internacional tem uma opinião cada vez mais positiva de nós e quer saber o que a China tem para dizer e o que pretende fazer”, numa altura em que o “socialismo de características chinesas” está “cheio de vigor e vitalidade”, acrescentou. “Uma tal oportunidade, terá declarado Jinping, “surge apenas uma vez a cada mil anos. Se lidarmos bem com ela, prosperaremos. Se a desperdiçarmos, teremos grandes problemas.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.