[weglot_switcher]

António Guterres: “é preciso antecipar os efeitos negativos” da tecnologia

Secretário-geral das Nações Unidas discursou na ‘opening night’ do Web Summit, onde alertou para os desafios que a evolução tecnologia coloca.
  • António Cotrim/Lusa
6 Novembro 2017, 20h34

António Guterres pisou o palco do Web Summit pela primeira vez como Secretário-geral das Nações Unidas num discurso que contrabalançou os impactos positivos e os desafios da tecnologia. “Estamos todos aqui porque acreditamos na força da tecnologia”, disse Guterres num discurso com muita energia.

No entanto, alertou que ainda que o impacto do desenvolvimento tecnológico seja “bom” existem alguns desafios, nomeadamente as alterações climatéricas e a desigualdade. “Vemos que há cada vez mais desastres a tornarem-se recorrentes”, acrescentando que a competição por recursos fomenta os conflitos.

Para o secretário-geral das nações unidas a incapacidade de responder aos desafios que a tecnologia coloca “tem implicações na confiança das pessoas nas organizações”, alertando para a necessidade “de estar atentos para responder” ao novo cenário.

António Guterres apelou para uma visão estratégica do futuro, cuja discussão articule diversos quadrantes da sociedade como governos, académicos e sociedade civil.

“É claro que esta evolução tecnológica tem um impacto crucial nas nossas vidas. É preciso antecipar o efeitos negativos da evolução tecnológica”, acrescentou.

Defendeu ainda que é inconsciente pensar que se pode parar a inovação ou que as atuais regulações podem resolver os problemas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.