[weglot_switcher]

Banco de Portugal prepara “proposta abrangente” para minimizar efeitos da pandemia de Covid-19

Questionada sobre a possibilidade de moratórias nos créditos a empresas e famílias afetadas pelos efeitos económicos da pandemia, fonte oficial do Banco de Portugal respondeu que haverá uma “proposta abrangente” para lidar com a situação causada pela Covid-19.
  • Cristina Bernardo
17 Março 2020, 15h47

O Banco de Portugal (BdP) está a preparar uma “proposta abrangente” de medidas para minimizar os efeitos económicos da pandemia de Covid-19, disse fonte oficial da instituição ao Jornal Económico, quando questionada sobre a possibilidade de os bancos poderem conceder moratórias nos créditos às empresas e famílias afetadas pela crise.

“O Banco de Portugal está preparar uma proposta abrangente de medidas ajustadas à situação resultante da pandemia Covid-19, para além das que foram ontem anunciadas por comunicado“, referiu a mesma fonte.

Tal como o Jornal Económico noticiou hoje na sua edição online, uma das soluções que estão a ser estudadas pelo Governo, pelo BdP e pela Associação Portuguesa de Bancos (APB) passa por moratórias nos créditos a empresas e famílias afetadas pelos efeitos económicos da pandemia, que está a paralisar a atividade económica em Portugal. O presidente da APB, Faria de Oliveira, garantiu ao Jornal Económico que o setor financeiro está preparado para dar o seu “contributo” para que se evite uma crise económica em Portugal.

“O impacto em vários setores da economia pode ser muito significativo, dependendo da duração e profundidade da crise Covid-19. A banca é fundamental na minimização das consequências negativas e está totalmente empenhada em dar o contributo necessário”, disse Faria de Oliveira, sem adiantar pormenores.

O Governo já anunciou um conjunto de medidas de apoio às empresas e às famílias, prevendo-se que nos próximos dias sejam conhecidas mais iniciativas nesse sentido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.