[weglot_switcher]

Banco de Portugal recebe Governadores dos países membros do FMI e do Banco Mundial

Portugal esteve representado pelo Ministro das Finanças, Mário Centeno, e pelo Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.
16 Fevereiro 2018, 18h43

O Banco de Portugal acolheu hoje a reunião dos membros do seu grupo de países (constituency) no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial.

Segundo um comunicado da instituição, a reunião teve lugar na sede do Banco de Portugal, em Lisboa, e juntou os Governadores e Governadores Suplentes dos países deste grupo nas duas instituições.

Portugal esteve representado pelo Ministro das Finanças, Mário Centeno, e pelo Governador do Banco de Portugal, Carlos da Silva Costa.

A reunião de hoje desta constituency foi a segunda a decorrer fora do contexto das reuniões de Washington do FMI/Banco Mundial, no seguimento da reunião do ano passado, em Roma.

“Os debates de hoje incluíram os principais temas da agenda de política e institucional do FMI e do Banco Mundial, bem como as alterações climáticas, os seus impactos macroeconómicos e o papel das políticas neste âmbito, um tema global em que a cooperação internacional é da maior relevância”, explica o banco central.

Os Estados membros do FMI e do Banco Mundial estão organizados em grupos de países, ou constituencies, de acordo com critérios de proximidade geográfica, interesses ou línguas comuns.

Cada constituency elege um Diretor Executivo para representar os seus membros no Diretório Executivo do FMI e do Banco Mundial. A saber que a constituency italiana no FMI inclui também a Albânia, Grécia, Malta, Portugal e San Marino, e é representada pelo Diretor Executivo italiano, Alessandro Leipold.

A constituency italiana no Banco Mundial inclui o mesmo grupo de países e ainda Timor Leste, e é representada pelo Diretor Executivo italiano, Patrizio Pagano.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.