[weglot_switcher]

Black Friday: sabe a origem do dia que inaugura a época das compras de Natal?

A última sexta-feira de novembro é já há vários anos apelidada de Black Friday, sendo considerada o dia que impulsiona a economia mundial. Em 2018 as vendas dispararam 607% nesse dia. Mas qual a origem do termo que do dia que representa o início da época das compras de natal?
  • Cristina Bernardo
25 Novembro 2019, 07h39

A última sexta-feira do mês de novembro, vulgarmente designada de Black Friday (sexta-feira negra em português), é considerada o dia que inaugura a época das compras de natal e, por isso a efeméride tem o rótulo de ser o dia que impulsiona a economia mundial, mas nem sempre foi assim.

Atualmente, a Black Friday é um acontecimento global, com as pequenas e grandes lojas a aplicar descontos massivos aos seus produtos. Mas este evento comercial foi criado nos Estados Unidos, onde desde 1975 a sexta-feira que sucede ao Dia de Ação de Graças é um grande chamariz de vendas para as retalhistas.

A origem deste dia remonta a 19 de novembro de 1975,  quando o jornal norte-americano “The New York Times” usou pela primeira vez o adjectivo “black ” (negro) para se referir aos problemas de trânsito e aos sucessivos engarrafamentos ocorridos na cidade de Nova Iorque, nesse ano, devido aos descontos anunciados pelas lojas no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças.

Comummente o termo Black Friday é aplicado ao comércio e isso, de acordo com um documentário do Canal História, sobre a efeméride, corrobora. Tradicionalmente, depois de um ano de grandes perdas, isto é, de contas no vermelho na maior parte do ano para os comerciantes, eis que nos EUA, após o Dia de Ação de Graças, chegava a época natalícia, a época que invariavelmente sempre representou lucros no comércio. Por isso, o dia que representava o fim de uma época e o início de outra, passou a ser apelidado de sexta-feira negra.

Contudo, o termo Black Friday poderá ser anterior à última sexta-feira de novembro de 1975 e também poderá não ter nada que ver com o comércio. De acordo com o mesmo documentário do Canal História, a primeira vez que o termo  surgiu foi para classificar uma crise económica, em sexta-feira 24 de Setembro de 1869. Nesse dia, dois corretores de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk, depois de grandes movimentações na bolsa de Nova Iorque para obter grandes lucros – que acabaram por não conseguir – o mercado entrou por um breve período em bancarrota e esse dia foi apelidado de Black Friday.

https://jornaleconomico.pt/noticias/black-friday-o-dia-que-impulsiona-a-economia-mundial-e-em-portugal-516407

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.