[weglot_switcher]

Boris Johnson ameaça recuar na proposta do Brexit e convocar eleições antecipadas em caso de chumbo

Frustrado com o impasse interminável do Brexit, o governo britânico ameaçou que, caso a proposta seja chumbada mais uma vez, que retirará a moção relativa ao Brexit e avançará para eleições antecipadas previstas para antes do Natal. “De forma alguma vou permitir meses mais disto”, afirmou Boris Johnson.
  • DR Jessica Taylor/Handout Reuters
22 Outubro 2019, 15h30

O primeiro-ministro britânico deixou um aviso claro na Câmara dos Comuns esta tarde: Suspenderia a legislação do Brexit e convocaria novas eleições caso os parlamentares da oposição votassem contra o acordo e insistissem que a retirada fosse adiada até janeiro.

“De forma alguma vou permitir meses mais disto”, começou por dizer. “Se o parlamento se recusar a permitir que o Brexit aconteça e, ao invés disso, conseguir o que quer e decidir adiar tudo até janeiro ou possivelmente mais, em nenhuma circunstância o governo poderá continuar com isso. E com muito pesar, devo dizer que o projeto terá que ser elaborado e teremos que avançar para uma eleição geral ”, rematou Boris Johnson.

Johnson deixou a ameaça ressoar na Câmara dos Comuns numa altura em que enfrenta a oposição e tenta angariar votos de aprovação para o Brexit. “Avançaremos para eleições antes do natal”, revela esta fonte do número 10 de Downing Street à BBC, notando que “se o parlamento votar novamente pelo adiamento da moção [relativa ao acordo de saída], e a União Europeia conceder um adiamento [do Brexit] até 31 de janeiro”, então o governo retira a moção do parlamento. “Não vamos perder mais meses com este Parlamento”, continua. Os deputados da oposição consideraram esta ameaça uma “chantagem infantil”.

A correr contra o tempo para cumprir a promessa de sair do bloco europeu na data prevista (31 de outubro), o governo dos conservadores definiu uma nova estratégia que, em grande medida, assenta na intenção de avançar desde já para a discussão e votação da proposta de lei que permite implementar o Brexit. Se for aprovada, segue-se depois a votação de um apertado calendário que estipula três dias para a aprovação de todo o quadro legal paralelo sobre os termos do divórcio e os princípios da futura relação entre os dois blocos.

Ao The Guardian, a mesma fonte, em Westminster, informou que a proposta de lei seria retirada apenas se a União Europeia conceder uma prorrogação de três meses, a duração do atraso solicitado pela lei de Benn. Existe, porém, uma  possibilidade de Johnson aceitar uma extensão mais curta caso essa fosse sugerida pelo bloco europeu.

A proposta de lei de 110 páginas vai começar a ser debatida e votada na terça-feira, seguindo-se 12 horas de debate na quarta-feira divididas em quatro parcelas de três horas, uma das quais dedicada à discussão sobre um segundo referendo. Na quinta-feira, estão previstas mais oito horas de debate e a votação na especialidade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.