[weglot_switcher]

Catalunha: os extremos digladiam-se nas ruas

Manifestação da extrema-esquerda independentista deparou-se com outra da extrema-direita integracionista, mas a polícia local conseguiu manter a distância entre ambas.
17 Outubro 2019, 21h46

Milhares de pessoas concentraram esta quinta-feira no centro de Barcelona, ​​no quarto dia de protestos pela sentença do processo contra os independentistas e a manifestação decorria pacificamente até que, por volta das dez horas da noite, alguns tumultos começaram a regista-se.

Os Mossos d’Esquadra, a polícia loval, teve de intervir para separar duas manifestações de sinais opostos: a extrema-esquerda independentista de um lado, e a extrema-direita integracionista do outro.

A polícia tentou separar os ultras de sinais diferentes, que responderam com o arremesso de objetos e material pirotécnico – com um dos lados a ostentar a saudação romana também usada na Alemanha enquanto Hitler por lá andou – mas o choque entre os dois lados dos radicais foi impedido.

Durante as manifestações, foram incendiados vários objetos, como cadeiras de explanadas e os tradicionais recipientes para o lixo, que pelas suas qualidades pirotécnicas e chama persistente, parecem ter sempre a preferência dos incendiários.

Entretanto, em Girona, cidade catalã, após três horas de concentração pacífica em frente à linha de polícia, os manifestantes começaram a atirar fogos de artifício contra os agentes, o que despoletou a intervenção policial.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.