[weglot_switcher]

Cientistas alertam OMS que Covid-19 se transmite pelo ar

A transmissão do aerossol envolve partículas muito menores que podem permanecer no ar por longos períodos de tempo e podem ser transmitidas a outras pessoas a distâncias superiores a um metro. 
  • Organização Mundial de Saúde
6 Julho 2020, 11h24

Um grupo de 239 cientistas enviou uma carta à Organização Mundial da Saúde (OMS), onde alerta para o facto da entidade subestimar a propagação do vírus por transmissão aérea, refere o “The Guardian” esta segunda-feira, 6 de julho.

Numa carta aberta à OMS, os cientistas pedem um maior reconhecimento do papel da propagação da Covid-19 pelo ar e da necessidade dos governos implementarem maiores medidas de controlo dos cidadãos. A orientação da OMS, e das autoridades de saúde dos países, afirmam que o vírus é transmitido entre pessoas através de gotículas respiratórias e por contacto. As partículas em questão podem ficar no ar durante longos períodos temporais e podem ser transmitidas a terceiros que estejam a uma distância superior a um metro.

A orientação da OMS afirma que o vírus é transmitido principalmente entre pessoas através de gotículas respiratórias e contatos próximos. A transmissão do aerossol envolve partículas muito menores que podem permanecer no ar por longos períodos de tempo e podem ser transmitidas a outras pessoas a distâncias superiores a um metro.

Os cientistas que escreveram a carta alertam que novas evidências mostram que locais como fábricas de processamento de carnes, onde se verificaram surtos, sugerem que a transmissão por vírus por via aérea é mais importante do que a OMS reconheceu, e que pode alterar a forma de proteção dos cidadãos.

Atualmente, estes 239 cientistas mostram-se preocupados com os aerossóis, uma vez que o tamanho das partículas é mínimo e isso significa que se mantêm mais tempo no ar. Caso a OMS considere a opinião dos cientistas, alguns deles que colaboram com a entidade de saúde, as máscaras podem passar a ser obrigatórias dentro de espaços fechados onde o distanciamento social é a regra e alguns sistemas de ar condicionado e de ventilação podem ter de ser adaptados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.