[weglot_switcher]

Contas de serviços mínimos bancários cresceram 9% nos primeiros seis meses do ano

Existem atualmente mais de 141 mil contas de serviços mínimos bancários, isto é, contas que proporcionam um conjunto de serviços bancários considerados essenciais, segundo o Banco de Portugal.
2 Agosto 2021, 15h29

Nos primeiros seis meses do ano, os portugueses abriram mais contas bancárias para serviços mínimos, isto é, contas que proporcionam um conjunto de serviços bancários considerados essenciais, nomeadamente, a abertura e manutenção de uma conta de depósito à ordem ou a disponibilização do respetivo cartão de débito.

Segundo o Banco de Portugal (BdP), esta segunda-feira, registaram-se mais 9,1% novas contas desta natureza no primeiro semestre deste ano, quando comparado com o último trimestre de 2020. Até março deste ano, foram abertas 14.249 contas de serviços mínimos bancários, das quais 76,3% resultaram da conversão de uma conta de depósito à ordem existente na instituição. Em 2020, essa reconversão foi de 74,7%.

Comparativamente ao primeiro semestre de 2020, trata-se de um aumento de 20,4%. Assim, o BdP contabiliza um total de 141.421 contas de serviços mínimos bancários.

Em contraciclo, o BdP reporta o encerramento de 2.414 deste tipo de contas, das quais mais de metade (78%) foram encerradas por iniciativa do cliente.

No final do semestre, o banco central contabilizou 6.554 contas de serviços mínimos bancários de titulares com mais de 65 anos ou um grau de invalidez igual ou superior a 60% contituladas por detentores de outras contas de depósito à ordem. Existiam também 1.836 contas de serviços mínimos bancários cujos titulares eram contitulares de outras contas da mesma natureza (detidas por pessoas com mais de 65 anos ou um grau de invalidez igual ou superior a 60%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.