[weglot_switcher]

Coordenador da “task force” admite “estrangulamento” mas garante vacinação contra a Covid-19 de toda a população em 2021

Vice-almirante Henrique Gouveia e Melo disse que a dificuldade na obtenção adiará final da primeira fase do plano de vacinação para abril. Mas conta recuperar atraso no terceiro trimestre, atingindo 70% de vacinados entre o final de agosto e o início de setembro.
  • António Cotrim/Lusa
9 Fevereiro 2021, 12h36

O coordenador da task force para a vacinação contra a Covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, disse que toda a população estará vacinada ainda durante este ano, apontando para que 70% dos portugueses o estejam entre final de agosto e início de setembro. A garantia foi deixada pelo sucessor de Francisco Ramos na XV Apresentação da Situação Epidemiológica da Covid-19 em Portugal apesar de também ter admitido que Portugal enfrenta “um estrangulamento na disponibilidade de vacinas” que levará a que a primeira fase do processo se prolongue até abril, em vez de ficar encerrada em março.

Segundo dados apresentados pelo vice-almirante Gouveia e Melo, das 4,4 milhões de doses que estavam previstas para o primeiro trimestre só chegarão cerca de dois milhões, prevendo-se de igual modo que das 10,9 milhões de doses previstas para o segundo trimestre só cheguem a Portugal 7,3 milhões. No entanto, o responsável pela task force espera que esse obstáculo seja compensado pela aquisição de 9,4 milhões de doses no terceiro trimestre, acima das 7,8 milhões previstas. No total, admite-se que das 27,4 milhões de doses planeadas seja possível adquirir 22,7 milhões, o que chegará ainda assim para assegurar imunidade a toda a população.

Gouveia e Melo disse que foram recebidas até agora 503 mil doses, das quais 43 mil se destinaram às regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Quanto às restantes 460 mil, 400 mil foram administradas e outras 60 mil passaram para a reserva estratégica que visa não comprometer a segunda dose em caso de novas quebras de fornecimento. Por outro lado, 294 mil vacinas disseram respeito à primeira dose, havendo até 8 de fevereiro 106 mil portugueses que tomaram a segunda dose e concluíram o processo de vacinação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.