[weglot_switcher]

Covid-19: Rui Moreira pede ao primeiro-ministro que decrete Estado de Emergência Nacional

Rui Moreira diz que só assim será possível que as forças de segurança imponham medidas restritivas necessárias para conter a epidemia.
  • Lusa
14 Março 2020, 19h41

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, emitiu um comunicado onde pede ao primeiro-ministro, António Costa, que decrete imediatamente o Estado de Emergência Nacional, com o objetivo de reforçar a autoridade das forças policiais.

Segundo o comunicado deste sábado do autarca portuense, a Polícia Municipal precisa deste reforço para garantir que “as medidas restritivas possam ser mais efetivas”.

Rui Moreira solicitou também neste sábado à ministra da Saúde, Marta Temido, para que “acelere as medidas de contenção a nível nacional”, a exemplo do que foi feito na cidade do Porto, e que as imponha a “todos os municípios que tardam em agir”.

Segundo o autarca, “os abnegados e incansáveis trabalhadores municipais e os agentes da Polícia Municipal têm reportado um conjunto de situações que implicam mais poder público para que possa ser imposta uma maior distância social em 100% da cidade, como recomendado pela Organização Mundial de Saúde”.

A autarquia do Porto tem sido pioneira em Portugal na adoção de medidas para travar a pandemia de Covid-19, recorda Rui Moreira, referindo que depois de aplicar o plano de contingência interno preconizado pela Direção-Geral de Saúde, foi a “primeira a adotar, a 10 de março, a cessação de todos os eventos culturais e o encerramento de museus e do Teatro Municipal, entre outros equipamentos, e a limitar os serviços municipais de atendimento público”.

A Administração Regional do Norte, que integra o distrito do Porto, é uma das que têm mais pessoas infetadas com o Covid-19, contabilizando um total de 77 casos confirmados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.