[weglot_switcher]

DB Schenker transporta dinossauro com 150 milhões de anos

Este passageiro muito especial ‘viajou’ entre a Suíça e a Holanda. Reconstruído, o esqueleto deverá ter um comprimento de 16 metros e uma altura entre sete e oito metros.
11 Março 2020, 07h10

A empresa alemã de transportes e logística DB Schenker, pertencente ao gigante Deutsche Bahn, transportou nos últimos dias um passageiro muito especial, um dinossauro com 150 milhões de anos, que ‘viajou’ entre a Suíça e a Holanda.

O transporte foi feito de forma segmentada, englobando os ossos de da espécie ‘diplodocus’, uma espécie potencialmente nova, originalmente encontrados nos EUA e transportados da Suíça para a Holanda.

“A DB Schenker transportou os ossos de um dinossauro de pescoço longo do Sauriermuseum Aathal, na Suíça, para o Oertijdmuseum Boxtel, na Holanda. Num laboratório de preparação acessível ao público, os milhares de peças serão escavados e montados para exibir o diplodocus ‘Aurora’ em tamanho real. Espera-se que seja o espécime individual mais completo do país e potencialmente uma espécie até agora desconhecida”, destaca um comunicado da empresa.

Nicole Biesheuvel, vice-Presidente da área de Feiras, Eventos e Logística Especial da DB Schenker para a região do BeNeLux (Béçlgica, Holanda e Luxemburgo), assegura que “estamos orgulhosos de fornecer ‘know-how’ logístico para este projeto de investigação e ajudar a tornar possível que as pessoas vejam em breve este impressionante dinossauro no museu”.

“A exposição à luz solar e a vibração podem danificar os fósseis frágeis, pelo que a viagem de camião foi realizada com os respetivos cuidados especiais”, assegurou este responsável.

De acordo com o comunicado da DB Schenker, especialistas do Oertijdmuseum estimam que a idade do dinossauro seja superior a 150 milhões de anos.

“Reconstruído, o esqueleto terá um comprimento de 16 metros e uma altura de sete a oito metros. A maior parte da exposição será composta por ossos originais do dinossauro. Os elementos em falta serão complementados por peças sintéticas. Levará vários anos para extrair cuidadosamente os 80 a 90 ossos da pedra. Cerca de 60 voluntários e estudantes de geologia especialmente treinados estão envolvidos na iniciativa de mão de obra intensiva”, adianta o referido comunicado.

Jonathan Wallaard, curador do Oertijdmuseum Boxtel admite que “ainda não sabemos a que espécie da família ‘diplodocus’ este espécime pertence”.

“Os ossos são muito mais antigos do que a maioria das descobertas, portanto, pode ser uma nova espécie. Escolhemos a DB Schenker, uma vez que precisávamos de um especialista em logística que garantisse cuidados especiais durante o transporte”, explica este responsável.

“Durante a sua vida, o gigante vegetariano tinha um peso de 10 a 12 toneladas métricas. Os seus restos fósseis foram encontrados em Wyoming, nos Estados Unidos, durante a década de 1990. O museu suíço apelidou-o ‘Aurora’. Um segundo ‘diplodocus’ foi denominado de ‘Kirby’. ‘Kirby’ também está a ser preparado e examinado pelos investigadores em Boxtel e provavelmente terá um comprimento total de até 20 metros. Há alguns anos, foi também transportado para o centro de investigação dos Países Baixos pela DB Schenker. Para ambos os dinossauros de pescoço longo, o sexo ainda é desconhecido”, revela o comunicado da empresa de transportes e logística.

“É disso que se trata uma logística especial: seja uma fábrica inteira que tem de ser movida, seja equipamento especializado para projetos de investigação aeroespacial ou um precioso artefacto museológico – a DB Schenker assegura o transporte personalizado”, acrescenta Nicole Biesheuvel.

“Cada espécime de dinossauro é único e especial. Para a nossa pesquisa, cada um deles pode dizer muito aos cientistas. Aprender sobre o passado moldará a nossa compreensão do futuro. Se tivermos uma melhor perceção sobre a extinção de criaturas em tempos anteriores, isso também nos pode ajudar a proteger a biodiversidade atualmente”, explica o paleontólogo Jonathan Wallaard.

O ‘diplodocus’ ‘Kirby’ será exibido ao público no Oertijdmuseum Boxtel no início de 2022.

A preparação de ‘Aurora’ deverá estar concluída em 2024.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.