[weglot_switcher]

Deserto na Califórnia transforma-se em cemitério de veículos da Volkswagen

O gigantesco parque de estacionamento é uma das 37 instalações que a Volkswagen alugou para guardar os veículos a diesel que foram devolvidos pelos compradores, depois do escândalo do Dieselgate.
4 Abril 2018, 20h00

O deserto de Mojave, na Califórnia, era conhecido como o “cemitério de aviões” nos Estados Unidos, mas desde 2017 transformou-se também no local de repouso de vários veículos automóveis. Trata-se de uma das 37 instalações que a Volkswagen alugou para guardar os veículos a diesel que foram devolvidos pelos compradores, depois do escândalo do Dieselgate.

“Estes veículos estão a ser armazenados de forma provisória e estão a passar por uma operação de manutenção de rotina para garantir a sua operacionalidade e qualidade a longo prazo”, informou a representação da marca Volkswagen nos Estados Unidos ao jornal brasileiro “Folha de São Paulo”.

Recorde-se que a Volkswagen admitiu, em 2015, o uso de um software ilegal para trapacear os testes de emissão de gases poluentes nos Estados Unidos, o que terá afetado quase meio milhão de veículos. Desde então, a empresa lançou um programa de recolha dos veículos, tendo 340 mil consumidores aderido.

A marca alemã foi condenada ainda a pagar mais de 7 mil milhões de dólares (5,7 mil milhões de euros) na recompra de cerca de 350 mil veículos. Destes, 13 mil já foram revendidos e 28 mil destruídos. No final de 2017, a companhia admitiu que 3 mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros) para consertar os motores. Ao todo, o terreno detido pela Volkswagen tem capacidade para 21 mil veículos.

Segundo a empresa, os veículos estão a ser guardados para serem postos novamente à venda ou serem exportados, assim que forem aprovadas as modificações feitas a propósitos das emissões poluentes. Os veículos que não poderem ser modificados por causa da “idade ou condições ou outras razões serão reciclados de forma responsável”, garante a Volkswagen.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.