[weglot_switcher]

Detido executivo da unidade da Wirecard por suspeitas de fraude

Oliver Bellenhaus, o executivo da Wirecard que geria a unidade CardSystems, foi detido em Munique esta segunda-feira face ao perigo de fuga, assim como perante a possibilidade de destruir provas no processo de fraude que abalou fortemente a fintech alemã.
6 Julho 2020, 18h40

As autoridades de Munique detiveram esta segunda-feira Oliver Bellenhaus, o executivo da Wirecard, por suspeitas de fraude, noticia o “Financial Times”.

A detenção foi justificada face ao perigo de fuga de Oliver Bellenhaus, assim como perante a possibilidade de destruir provas no processo de fraude que abalou fortemente a Wirecard, outrora a ‘jóia’ da coroa da indústria financeira e tecnológica da Alemanha.

Oliver Bellenhaus geria a CardSystems, a unidade que, segundo dizia a fintech alemã à auditora EY, tinha um negócio lucrativo de processamento de pagamentos de parceiros externos.

Segundo a publicação, o executivo da Wirecard geria o negócio da CardSystems a partir do seu apartamento no arranha-céus Burj Khalifa, no Dubai, e que é o edifício mais alto do mundo, com 828 metros de altura.

Oliver Bellenhaus viajou este fim-de-semana para munique, tendo ficado hospedado num hotel de cinco estrelas local. Foi detido pela polícia esta segunda-feira e, após várias horas de interrogatório, ficou sob custódia.

No final do mês passado, a Wirecard reagiu à descoberta que de que faltavam 1,9 mil milhões de euros no seu balancete e, em comunicado, disse que o dinheiro provavelmente não existia.

A empresa entrou poucos dias de pois num processo de insolvência.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.