[weglot_switcher]

Deutsche Bank com prejuízos de 120 milhões no semestre graças às provisões de 1,3 mil milhões

O banco alemão registou um prejuízo de 120 milhões de euros no primeiro semestre do ano, melhor do que esperavam os analistas. As provisões para crédito no semestre triplicaram para 1.267 milhões de euros.
  • Staff / Reuters
29 Julho 2020, 15h53

O Deutsche Bank registou um prejuízo de 120 milhões de euros no primeiro semestre do ano, melhor em 96,2% do que no mesmo período de 2019 quando teve elevados custos devido à redução dos postos de trabalho. As provisões para perdas por crédito malparado foram de 1.267 milhões de euros (+320,1%).

No segundo trimestre (entre abril e junho) o Deutsche Bank divulgou um prejuízo líquido atribuível aos acionistas de 77 milhões de euros, superando as expectativas dos analistas. O que traduz uma forte melhoria em relação à perda de 3,2 mil milhões de euros no mesmo período do ano passado, devido a uma reestruturação em massa do banco alemão, e supera as estimativas de consenso dos analistas consultados pela Reuters que projetaram um prejuízo líquido de 182,9 milhões de euros.

O Deutsche Bank AG disse esta quarta-feira que registou um prejuízo no segundo trimestre, apesar do forte desempenho da banca de investimento, porque as provisões para crédito malparado subiram para um máximo de mais de uma década. O banco alemão colocou de lado 761 milhões de euros no trimestre para fazer frente a perdas de crédito, o que compara com 506 milhões de provisões para crédito no primeiro trimestre.

A Deutsche agora antecipa agora que as receitas do ano inteiro serão “essencialmente estáveis”, oferecendo uma orientação um pouco mais otimista do que as projeções anteriores.

No acumulado dos primeiros seis meses, e segundo informou a instituição bancária alemã, citada pela Lusa, os depósitos subiram a 12,637 milhões de euros (+01%) e as provisões para perdas por créditos em incumprimento a 1.267 milhões de euros (+320,1%) no semestre.

Os depósitos aumentaram na banca para empresas e na banca de investimento mas caíram na banca privada e na gestão de ativos.

Entre janeiro e junho, o Deutsche Bank reduziu em 11.006 milhões de euros (-15%) os gastos relacionados com juros.

“Num ambiente de desafios aumentamos os depósitos, continuamos a reduzir os custos e seguimos o caminho para atingirmos todos os nossos objetivos”, disse o presidente do conselho de administração do Deutsche Bank. “Isto permite que possamos a compensar as perdas em provisões por créditos e continuarmos rentáveis, ao mesmo tempo que apoiamos os nossos clientes nestes momentos difíceis”, acrescentou Christian Sewing, citado pela agência noticiosa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.