[weglot_switcher]

DGS estima que 335 mil doses de vacinas da gripe são suficientes para a primeira fase

Questionada sobre a vacinação nos lares de idosos, a diretora-geral da Saúde admitiu que “os centros de saúde estão a organizar-se para vacinar os residentes e profissionais”.
  • Graça Freitas, diretora-geral da DGS
28 Setembro 2020, 15h19

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, apontou a existência de doses suficientes adquiridas por Portugal para a primeira fase de vacinação para a gripe na habitual conferência de imprensa desta segunda-feira, 28 de setembro.

Segundo Graça Freitas, existem 335 mil doses de vacinas da gripe durante a primeira fase da vacinação, sendo que na próxima fase irão ser adquiridas mais doses.

Questionada sobre a vacinação nos lares de idosos, a diretora-geral da Saúde admitiu que “os centros de saúde estão a organizar-se para vacinar os residentes e profissionais”, sendo que esta é uma operação local conjugada entre os centros de saúde, lares de idosos e as unidades de cuidados continuados.

A diretora-geral da Saúde adiantou ainda que a vacinação dos profissionais que se encontrem nos lares é gratuita devido aos riscos perante a Covid-19.

Face à vacina da pneumonia, Graça Freitas apontou que existem vacinas suficientes no programa nacional de vacinação, que se destinam a cidadãos com mais de 65 anos que apresentem doenças relacionadas com o aparelho respiratório, e mediante prescrição médica. Apesar de não esclarecer quantas doses existem nas farmácias, a diretora-geral apontou que existe “o stock do programa nacional da vacinação”, sendo que mais deverão chegar nos próximos tempos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.