[weglot_switcher]

Diogo Pacheco de Amorim e mais três deputados eleitos para a vice-presidência da AR

Eleito o presidente da Assembleia da República, seguiu-se a votação para os quatro vice-presidentes. Chega e Iniciativa Liberal terão pela primeira vez representantes neste órgão.
27 Março 2024, 19h13

Diogo Pacheco de Amorim, do Chega foi eleito para vice-presidência com  129 votos a favor e 97 votos em branco. Além disso, Teresa Morais, deputada do PSD, Marcos Perestrelo, parlamentar do PS e Rodrigo Saraiva, deputado da Iniciativa Liberal, também garantiram lugares na vice-presidência da Assembleia da República.

Rodrigo Saraiva, da Iniciativa Liberal, foi eleito vice-presidente com 144 votos a favor e 82 votos em branco. Maria Teresa da Silva Morais também foi eleita com 140 votos a favor enquanto Marcos Perestello com 160 votos a favor.

José Pedro Aguiar Branco foi eleito o novo presidente da Assembleia da República e prometeu esta quarta-feira lidar com os 229 deputados com “o mesmo registo de lealdade, equidistância e rigor” e considerou que o acordo com o PS que encurta o seu mandato até “o engrandece”.

O PSD e o PS fecharam o acordo para uma presidência alternada da Assembleia da República. Os deputados do parlamento português definiram que José Pedro Aguiar-Branco vai representar a coligação da Aliança Democrática (PSD, CDS e PPM) durante os primeiros dois anos de legislatura, enquanto Francisco Assis, nome avançado pelo PS, será o Presidente da Assembleia da República nos últimos dois anos de legislatura, ou seja, a partir de 2026.

Na quarta tentativa de eleição do novo Presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco recolheu 160 votos. Verificaram-se 18 votos em branco. Importa lembrar que são precisos 116 votos para uma eleição favorável. O candidato apresentado pelo Chega, Rui Paulo Sousa, obteve 50 votos nesta eleição.

 

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.