[weglot_switcher]

Eleições: Maioria prefere um governo com mais de um partido

Entre os simpatizantes do PS, um governo que junte os socialistas com o Bloco de Esquerda ganha vantagem face a uma repetição da ‘geringonça’, revela uma sondagem do Expresso/Sic.
20 Julho 2019, 10h29

Um governo formado por mais de um partido acolhe a preferência da maioria e, entre os simpatizantes socialistas, um casamento com o Bloco de Esquerda ganha vantagem face a uma repetição da ‘geringonça’, segundo uma sondagem do Expresso/Sic, divulgada pelo semanário na edição impressa deste sábado.

Questionados sobre a próxima legislatura, 41% dos inquiridos assinalaram preferir que um próximo governo seja formado por mais de um partido, contra 37% que prefere a liderança de apenas um partido. A indecisão é rainha sobre ‘que partido ou partidos gostaria que formassem governo’, com 31% dos inquiridos a sinalizarem que “não sabem”, mas entre os que já têm preferências, o PS lidera o ranking, com 14% das intenções de voto, contra 8% do PSD. Também 8% diz preferir uma coligação entre o PS e o Bloco de Esquerda, enquanto 7% escolhe um ‘bloco central’.

Já entre os simpatizantes do PS, apesar de 37% preferir ver o Governo a governar sozinho, 16% vê com bons olhos uma união entre o PS e o Bloco de Esquerda, deixando de fora o PCP. Uma repetição da ‘geringonça’ acolhe apenas 10% da preferência entre os simpatizantes socialistas, contra 8% de um regresso ao ‘bloco central’ e 2% a uma solução ‘PS e PCP’.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.