[weglot_switcher]

Espanha: Executivo de Sánchez toma posse, sem Bíblia nem crucifixo

Os dezassete ministros, onze mulheres e seis homens, sucedem ao Governo de Mariano Rajoy, destituído após a provação de uma moção de censura no Parlamento.
7 Junho 2018, 12h58

O novo governo de Espanha, liderado pelo socialista Pedro Sánchez, já tomou posse perante o rei Filipe VI, numa cerimónia que decorreu, pela primeira vez, sem símbolos religiosos. Os 17ministros, 11 mulheres e seis homens, sucedem ao Governo de Mariano Rajoy, destituído após a provação de uma moção de censura no Parlamento.

O Governo espanhol que toma agora posse é o primeiro no país a ter mais mulheres do que homens. É também o primeiro em que as mulheres assumem algumas das pastas mais importantes, como as das Finanças, Justiça e Trabalho. Ao lado de Pedro Sánchez está também uma mulher, Carmen Calvo, que vai ocupar o cargo de vice-primeira-ministra e a pasta da Igualdade.

“O novo Governo nasce com o objetivo de servir a modernização de Espanha, a impulsionar o seu crescimento de forma sustentável, a reconstruir a coesão social e territorial danificada durante estes anos e a regenerar a vida pública do nosso país”, afirmou Pedro Sánchez, sem esquecer a Europa: “Este é um Governo decididamente europeísta. A Europa é a nossa nova pátria, um espaço que devemos fortalecer para dar respostas eficazes aos desafios que como país temos pela frente”.

O catalão europeísta Josep Borell foi a escolha de peso do novo chefe do Executivo espanhol para ocupar a pasta dos Negócios Estrangeiros, depois de as tensões entre a Catalunha e Madrid se terem intensificado durante o último ano de mandato do ex-líder do Executivo, Mariano Rajoy. A integrar o novo Governo está ainda o primeiro astronauta espanhol, Pedro Duque, designado ministro da Ciência, Inovação e Universidades.

Depois dos juramentos foram feitos sob um exemplar da Constituição espanhola, o novo Executivo do país reúne-se em conselho de ministros já esta sexta-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.