[weglot_switcher]

Europa deve comprovar estar disposta a “pagar o preço” de salvar acordo nuclear, avisa o Irão

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que apesar dos governos europeus apresentaram propostas para manter os laços petrolíferos e bancários com o Irão, essas medidas são mais “uma declaração da sua posição do que medidas práticas”.
19 Agosto 2018, 12h21

O ministro dos Negócios Estrangeiros  do Irão, Mohammad Javad Zarif, considerou este domingo que a Europa ainda não deu provas de estar disposta a ‘pagar o preço’ de  desafiar Washington a fim de salvar o acordo nuclear.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou-se do acordo nuclear de 2015, restabelecendo sanções aos países que continuam a negociar com o Irão. Uma segunda fase de sanções contra a indústria petrolífera e as relações bancárias cruciais para o Irão vão ser retomadas em novembro.

Zarif disse hoje ao site do jornal ‘Young Journalist Club’  que apesar dos governos europeus apresentaram propostas para manter os laços petrolíferos e bancários com o Irão, essas medidas são mais “uma declaração da sua posição do que medidas práticas”.

“Apesar de terem avançado, acreditamos que a Europa ainda não está pronta para pagar o preço (de realmente desafiar os EUA)”, afirmou  Zarif.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.