[weglot_switcher]

“Falar não é a solução”. Trump rejeita conversações pacíficas com Coreia do Norte

O republicano diz que o problema nuclear da Coreia do Norte não se resolve com conversações entre as duas partes, reafirmando que “todas as opções estão em cima da mesa”.
  • Jim Lo Scalzo/REUTERS
30 Agosto 2017, 14h05

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu esta quarta-feira às provocações do homólogo norte-coreano, Kim Jong-un, que voltou a incentivou novos lançamentos balísticos depois do míssil Hwasong-12 ter sobrevoado o Japão. O republicano diz que o problema nuclear da Coreia do Norte não se resolve com conversações entre as duas partes, reafirmando que “todas as opções estão em cima da mesa”.

“Os Estados Unidos têm falado com a Coreia do Norte e pago dinheiro de extorsão. Falar não é a solução”, escreveu o presidente na rede social Twitter.

As declarações do presidente norte-americano surgem depois de o líder da Coreia do Norte ter mostrado “grande satisfação” com o lançamento balístico que na madrugada de terça-feira colocou o Japão e toda a região em alerta. Kim Jong-un chamou esta manobra de desafio de “prelúdio significativo” para conter Guam, um território norte-americano no Pacífico e garantiu que o país vai estar atento ao comportamento dos Estados Unidos.

Só durante este ano, a Coreia do Norte lançou 13 mísseis balísticos, segundo as contas da vizinha Coreia do Sul. Os analistas acreditam que Pyongyang já terá conseguido desenvolver mísseis nucleares e que estará apto para os utilizar em caso de um agudizar das tensões com os Estados Unidos.

Donald Trump já avisou que “todas as opções estão em cima da mesa” e que as ações levadas a cabo pelo país têm mostrado o “desprezo do país pelos vizinhos” e contribuído para isolar ainda mais o país.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.