[weglot_switcher]

“Fazes-me uma falta incalculável”. Morreu Catarina Sena, subdiretora-geral da DGS

“Era uma profissional brilhante e incansável, mesmo doente, foi sempre brilhante e incansável”, disse Graça Freitas sobre Catarina Sena.
7 Abril 2020, 11h09

A Direção-Geral da Saúde (DGS) está de luto por Catarina Sena, subdiretora-geral da Saúde, que morreu na segunda-feira, 6 de abril, aos 47 anos de idade.

“Catarina Sena foi a nossa subdiretora até hoje, dia da sua morte”, lê-se na mensagem assinada por Graça Freitas, com a diretora-geral da Saúde a escrever que Catarina Sena lhe faz “uma falta incalculável”.

Caracterizada na mensagem como “uma profissional de excelência, nas múltiplas e ricas funções que desempenhou”, a DGS aponta que Catarina Sena “serviu o país com inteligência, lealdade, e profundo sentido do dever de bem servir” e que deixa os colegas da DGS “de luto profundo”.

“A Catarina era a ação e a energia, a resistência e a luta, qualidades, aliás, que se viam na passada larga, na impaciência criativa, no pensamento, nos cálculos, na escrita, nos projetos, nos planos e nos empreendimentos”, sendo descrita ainda como “uma força na nossa casa” e ” verdadeiramente extraordinária na inteligência rápida e certeira, pensava bem e agia bem”.

A DGS sustenta que a profissional era também destemida. “Era também a razão, lúcida, clara, transparente, depurada, exercida com grande subtileza, mas sem medo”. “Não tinha medo de pôr em prática as suas convicções fundamentadas na ciência, na experiência e no conhecimento, também das pessoas. Entusiasmava-se com o trabalho, gostava de empreender e concretizar”, sustenta a mensagem de Graça Freitas.

“A Catarina sabia muito, da profissão e da vida, era culta, curiosa e estudiosa, pensava bem, agia bem, com justiça e objetividade. Lia bem o mundo. Tinha pensamento estratégico e veia de fazedora, era pragmática e ambiciosa na vontade de fazer melhor. Era uma profissional brilhante e incansável, mesmo doente, foi sempre brilhante e incansável”.

“Ofereceu-me uma oliveira, chorou comigo e por mim, trabalhou comigo, ajudou-me muito, mas muito, uma companheira perfeita. Fazes-me uma falta incalculável. Espero ter estado à tua altura”, relembra a diretora-geral da Saúde, mostrando o seu lado pessoal.

“Comigo, choram os seus amigos e os seus colaboradores da DGS, da sua DGS, da nossa DGS, de luto vestida, em perda e em gratidão pelo que a Catarina foi para nós”.

Quem era Catarina Sena, a subdiretora-geral da Saúde?

Catarina de Senna Fernandes Cabral Sena foi administradora hospitalar e era especialista em planeamento em gestão, ocupando o cargo de subdiretora-geral da Saúde desde 2008, tendo acompanhado o antigo diretor-geral Francisco George e a atual diretora-geral Graça Freitas.

A profissional nasceu a 5 de outubro de 1972 e licenciou-se em Gestão e Administração Pública, com especialista em Planeamento e Controlo de Gestão, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas em 1995. Entre 1996 e 1998 realizou a pós-gradução em Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública e foi assistente da mesma instituição entre 2002 e 2004.

Catarina Sena exerceu função no Hospital Prof. Dr. Fernando da Fonseca, mais conhecido por Amadora-Sintra, no Hospital Curry Cabral e no Sub-Grupo Hospitalar Capuchos/Desterros. A profissional foi ainda assessora do Ministério da Saúde entre 2001 e 2002 e depois entre 2005 e 2008, altura em que entrou na DGS. Catarina Sena foi a gestora do contrato de prestação de serviços à parceira público-privadas, no desenvolvimento do Plano Nacional de Saúde, no sistema de incentivos à procriação medicamente assistida e no projeto dos cheques-dentista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.