[weglot_switcher]

“Fez a tripla de quem não tem espinha dorsal”. Bloco critica mudanças de voto de Ventura no Novo Banco

Pedro Filipe Soares considera que André Ventura “fez uma tripla de quem não tem espinha dorsal” por ter votado “contra quando achava que ninguém estava a prestar atenção, abstenção quando o seu voto era decisivo e a favor quando percebeu que seria aprovada”.
  • Cristina Bernardo
26 Novembro 2020, 14h31

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda criticou o deputado único do Chega por ter alterado o seu sentido de voto três vezes relativamente à proposta apresentada pelo BE para travar a transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco. Proposta esta que, depois da ‘luz verde’ do PSD da Madeira, foi aprovada.

De acordo com Pedro Filipe Soares, André Ventura “fez uma tripla de quem não tem espinha dorsal” por ter votado “contra quando achava que ninguém estava a prestar atenção, abstenção quando o seu voto era decisivo e a favor quando percebeu que seria aprovada”, considerando esta tripla alteração do sentido de voto como “oportunismo parlamentar”.

A proposta do Bloco de Esquerda teve luz verde, esta quarta-feira, na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) , com votos favoráveis do PSD, BE, PCP e PAN e a abstenção do CDS, tendo votado contra apenas o PS, a Iniciativa Liberal e o Chega. Porém, a proposta foi chamada novamente a Plenário, onde o PEV e as duas deputadas não-inscritas também têm lugar.

Na manhã desta quinta-feira, a Iniciativa Liberal voltou a votar ao lado do Governo contra a proposta, bem como a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues e o Chega, enquanto o PAN mudou o sentido de voto para abstenção, acompanhando o CDS, que manteve a abstenção de ontem. Já o PSD, o BE, o PCP, o PEV e a deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira votaram a favor.

A meio da votação os dois deputados do PSD-Madeira anunciaram que o sentido de voto seria diferente do grupo parlamentar do PSD e votariam contra a proposta, permitindo ao Governo respirar brevemente de alívio, permitindo a aprovação da proposta. Contudo, logo em seguida, a deputada Sara Madruga da Costa pediu a palavra para voltar atrás e mudar o sentido de voto, votando a favor ao lado do grupo parlamentar do PSD.

A proposta bloquista coloca em “0 euros” o valor dos ativos financeiros e retira “a autorização para a transferência de 476.608.819€ para o Novo Banco”. Segundo as tabelas do OE2021 relativas ao Fundo de Resolução estava prevista uma transferência de 476 milhões de euros em ativos financeiros destinada a “sociedades financeiras – bancos e outras instituições financeiras”, que corresponderia à transferência para o Novo Banco.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.