[weglot_switcher]

Governo só quer aumento extraordinário para reformados com mais de 75 anos. PCP e BE exigem mais

Governo pondera aumento mínimo para parte dos reformados, PCP e Bloco de Esquerda querem que todos os pensionistas sejam abrangidos.
11 Outubro 2017, 18h24

O Governo e os partidos à esquerda ainda não fecharam as negociações para um aumento extraordinário das pensões com o Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), por divergências sobre se a subida será aplicada a todos os pensionistas ou definida pela idade.

A poucos dias da entrega do OE2018, no Parlamento, continua em aberto um dos temas centrais nas reivindicações da esquerda para o próximo ano. O PCP e o Bloco de Esquerda (BE) pretendem um aumento de dez euros para todos os reformados enquanto o Executivo contrapropõe com um aumento extraordinário para pensionistas com mais de 75 anos, apurou o Jornal Económico.

Os dois partidos à esquerda reivindicaram um aumento mínimo de dez euros nas pensões, indo além da actualização automática prevista na lei e que tem por base o crescimento económico e a inflação, que o Governo está disposto a aceitar. Porém, o braço-de-ferro sobre se todos os pensionistas serão abrangidos ou apenas parte dos reformados, utilizando o critério da idade como selecção, está a travar o avanço das negociações.

O anúncio de que o Governo aceitou o aumento mínimo de 10 euros para reforçar a actualização foi anunciado pelo líder parlamento do PCP, em entrevista ao Jornal de Negócios, esta segunda-feira. João Oliveira sublinhou que o Governo “admitiu o aumento mínimo de 10 euros para todos os pensionistas”. Porém, esta terça-feira reconheceu que o universo da medida estaria ainda por definir.

O líder do grupo parlamento do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, disse hoje, em declarações aos jornalistas, que pretende “um aumento extraordinário de pensões para todos e não apenas para os mais idosos”. “Bater-nos-emos para que seja possível”, acrescentou Pedro Filipe Soares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.