[weglot_switcher]

‘Hacker’ Rui Pinto suspeito de espiar emails do Governo

De acordo com as informações recolhidas pelo “Jornal de Notícias”, o pirata informático português é um dos suspeitos de ter tentado aceder a mensagens do Executivo entre 2016 e 2017.
  • REUTERS/Kacper Pempel
22 Janeiro 2019, 08h59

O pirata informático português Rui Pinto, que é suspeito de ter acedido ilegalmente a emails do Sport Lisboa e Benfica, terá também tentado espiar o correio eletrónico de vários membros do Governo, avança a edição desta terça-feira do “Jornal de Notícias” (JN).

De acordo com as informações recolhidas pelo diário portuense, o ‘hacker’ que foi detido em Budapeste e que está em prisão domiciliária na Hungria é também um dos suspeitos da Polícia Judiciária (PJ) de ser autor de ataques informáticos aos ministérios nacionais. A PJ detetou “exfiltração de dados” de mensagens trocadas entre governantes (ministros e secretários de Estado) entre 2016 e 2017, refere o JN.

Na semana passada, Rui Pinto ouvido em interrogatório judicial na capital húngara, após a detenção, na quarta-feira, na sequência de um mandado de detenção europeu. O ‘hacker’ suspeito de ter divulgado emails do clube da Luz encontra-se também a colaborar com a justiça francesa no processo denominado como Football Leaks, no qual estão envolvidos o Paris Saint-Germain, o Manchester City, a UEFA e alguns investidores do Qatar e dos Emirados Árabes Unidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.