[weglot_switcher]

Hospital Fernando Fonseca investe 1,2 milhões em equipamentos

A aquisição de equipamentos médicos de tecnologia avançada insere-se numa estratégia do HFF de melhorar os cuidados de saúde prestados à população, principalmente de Amadora e Sintra.
3 Dezembro 2020, 20h04

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) investiu 1,258 milhões de euros “na aquisição de equipamentos de tecnologia avançada em diversas áreas da prestação de cuidados de saúde”, revela comunicado oficial da instituição. A aquisição dos equipamentos “resultou de um plano de investimentos executado no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020, sendo cofinanciados a 50% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)”.

Um angiografo, equipamento de RX digital transportável, troley para cirurgia endoscópica para laparoscopia 3D, desfibrilhador com capnografia, ecógrafos e sondas, um campímetro, uma lâmpada de fenda portátil, microscópio operatório oftalmológico com sistema de gravação, equipamento de crio cirurgia com trolley, electrocardiógrafos e um sistema de Holter pediátrico, fazem parte do pacote de compras.

“A aquisição destes equipamentos insere-se numa estratégia do HFF de melhorar os cuidados de saúde prestados à população por si servida”, explica Marco Ferreira, presidente do conselho de administração, citado pelo comunicado, acrescentando que “estes equipamentos médicos tecnologicamente avançados vêm permitir um salto qualitativo nesse domínio”. O investimento realizado pelo HFF dá assim continuidade à implementação de um plano de investimentos estruturantes em 2019 e 2020, quer a nível infraestrutural, quer a nível da aquisição de equipamentos essenciais à prestação de serviços de saúde.

Estes equipamentos “garantem a acessibilidade e qualidade desses mesmos serviços, tendo em consideração a caracterização e o enquadramento estratégico do HFF, nomeadamente, a sua área de influência e a dimensão da população servida”, refere ainda o comunicado. “O atual contexto vivido pela saúde trouxe também grandes desafios ao nível da gestão, pelo que a realização do investimento, apesar de suportado por fundos comunitários, foi apenas possível graças à definição dos investimentos prioritários e ao cumprimento dos respetivos planos delineados para a sua concretização”, diz Marco Ferreira.

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) constitui-se como hospital de primeira linha para os cerca de 550 mil habitantes dos concelhos de Amadora e de Sintra. A Instituição desenvolve atividade assistencial e atividade de investigação, ensino e formação pré e pós-graduada.

O Hospital funciona em articulação com os cuidados de saúde primários e continuados, bem como com os demais hospitais integrados na rede do Serviço Nacional de Saúde. Tem uma lotação praticada de 789 camas, destacando-se a existência de um bloco operatório com 11 salas e de uma unidade de cirurgia ambulatória com quatro salas.

Além dos serviços de urgência existentes no hospital (geral, obstetrícia e cinecologia e urgência de pediatria), o HFF assegura também um serviço de urgência básica localizado na freguesia de Algueirão – Mem Martins.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.