[weglot_switcher]

Jazz ao Centro: no princípio era a animação com SPACE Ensemble

Já pensou em assistir àquela que é considerada a primeira longa-metragem de animação da história do cinema? E musicada ao vivo? É a proposta do SPACE Ensemble no âmbito do Jazz ao Centro, em Coimbra.
  • “As Aventuras do Príncipe Achmed”, Lotte Reiniger
18 Outubro 2021, 18h30

O Jazz ao Centro está prestes a ‘rebentar’. Na 19ª edição, que decorre de 21 a 30 de outubro, não faltam propostas ecléticas, mas o destaque que aqui deixamos vai para aquela que é considerada a primeira longa-metragem de animação, “As Aventuras do Príncipe Achmed” (1926).

A obra maior da realizadora alemã Lotte Reiniger foi beber ao teatro de sombras da Indonésia, que Lotte levou para o cinema, dando  vida às suas silhuetas, recortando-as e filmando minuciosamente cada um dos seus movimentos. “As Aventuras do Príncipe Achmed” baseia-se no conto Lâmpada de Aladino de “As Mil e Uma Noites” e levou três anos a ser feito. É uma história absolutamente prodigiosa e implicou a criação de 250 mil silhuetas de personagens, sendo que ‘apenas’ 96 mil terão sido efetivamente utilizadas.

Lotte (Charlotte) Reiniger (1899-1981) era apaixonada pelo teatro de sombras oriental e pela arte das silhuetas recortadas. Além de cineasta, também escreveu sobre o teatro de sombras, e foi a primeira mulher a destacar-se no cinema de animação, realizando dezenas de filmes com a técnica de animação de silhuetas, a maior parte curtas-metragens, inspirados em contos populares.

Esta experiência cinematográfica torna-se ainda mais extraordinária quando musicada ao vivo. É o caso desta proposta do Jazz ao Centro, que apresenta o cine-concerto “As Aventuras do Príncipe Achmed | SPACE Ensemble” nos dias 22 e 23 de outubro no Convento de São Francisco, Coimbra. Usando as palavras do próprio grupo, que “surgiu no panorama nacional como uma formação musical mutante”, tem na música o seu ponto de partida, mas não se coíbe de explorar diferentes formas de expressão artística, como o cinema, a animação e o teatro.

Um clássico da animação e da literatura para ver e ouvir no Jazz ao Centro, em Coimbra.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.