[weglot_switcher]

JB Capital Markets inicia cobertura da Mota Engil com preço-alvo de 2 euros por ação

Empresa espanhola JB Capital Markets reconhece poderio estratégico da Mota Engil em África e destaca possível participação da construtura nacional na construção do aeroporto do Montijo como pontos favoráveis à valorização da ação. Entrada dos chineses da CCCC no capital da empresa portuguesa fortalece perfil da Mota Engil.
  • Mario Proenca/Bloomberg
21 Setembro 2020, 19h21

A JB Capital Markets, uma empresa de investimento financeiro espanhola, iniciou esta segunda-feira a cobertura da Mota Engil, com um preço-alvo por ação de dois euros a partir de 2021, o que significa um potencial de valorização de 57,5% face à cotação dos títulos da construtora nacional da última sexta-feira.

Esta segunda-feira, as ações da Mota Engil encerraram a negociar nos 1,198 euros, depois de terem tombado 5,67%.

Com este preço-alvo, a JB Capital Markets, fundada em 2008 por Javier Botín, avalia a construtura liderada por Gonçalo Moura Martins em 604 milhões de euros.

Numa nota de research, a empresa espanhola destacou a exposição geográfica diversifica da Mota Engil capaz de gerar fluxo de caixa de forma sustentável enquanto mantém o capital operacional “sob controlo”.

Olhando um pouco para o futuro próximo, a JB Capital Markets defende que o desenvolvimento de infraestruturas em África, que representaram 36% das receitas em 2019 51% do EBITDA e do stock de encomendas é um elemento chave para a valorização das ações da Mota Engil.

Em África, a JB Capital Markets disse que a Mota Engil “conseguiu desenvolver uma posição competitiva forte em vários mercados, nomeadamente em Angola e Moçambique”.

Além disse, a recente entrada dos chineses da China Communications Construction Company no capital da Mota Engil irá servir provavelmente para desenvolver oportunidades comerciais, nomeadamente “facilitando o acesso a outras  fontes de financiamento”. “Isto irá provavelmente aumentar o perfil da Mota Engil em futuros leilões de projetos de infraestrutura relevantes”, adianta a empresa espanhola.

O aeroporto do Montijo também joga a favor da Mota Engil segundo a JB Capital Markets. A Mota Engil “pode beneficiar de forma substancial” dos projetos de infraestruturas do Governo português, nomeadamente do aeroporto do Montijo que, se o projeto for avante, poderá beneficiar as pontes Vasco da Gama e 25 de abril ao nível do trânsito, que são concessões da Lusoponte, da qual a construtora nacional é acionista.

O novo aeroporto poderá ainda dar azo a novas oportunidades de investimento que poderão beneficiar a Mota Engil, nomeadamente infraestruturas de acesso. “Uma nova estrada que ligue a ponte Vasco da Gama ao novo aeroporto terá de ser construído ou, pelo menos, as estradas existentes terão de ser melhoradas de forma a serem alternativas aos caminhos para a ponte”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/mota-engil-negocia-entrada-de-novo-acionista-na-empresa-629687

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.