[weglot_switcher]

Junho de 2019. Banco de Inglaterra terá novo governador com a chegada do Brexit

Pressionado por Theresa May, Mark Carney vai deixar o lugar assim que se concretize a saída do Reino Unido da União Europeia.
31 Outubro 2016, 21h09

A incerteza sobre o futuro do responsável máximo pela política monetária no Reino Unido acaba de se resolver, perante o anúncio de que Mark Carney irá deixar o lugar de governador do Banco de Inglaterra em 2019.

Numa carta enviada a Philip Hammond, ministro de Economia, o canadiense Mark Carney explicou que decidiu sair nessa data porque nessa altura deverá estar finalizado o processo do Brexit. Durante os dois anos que teoricamente irão durar as negociações de rutura, assim que o Governo britânico comunique oficialmente em março de 2017 que quer deixar a UE, Mark Carney compromete-se a ajudar a mitigar a incerteza que pode gerar este processo.

Mark Carney tem estado submetido a uma dupla pressão nos últimos meses. Por um lado, os membros pró-Brexit do Partido Conservador acusaram-no de “politizar” o cargo durante a campanha do referendo de junho sobre a UE, ao advertir para os risvos económicos que representaria a rutura com Bruxelas. Por outro, a própria primeira-ministra Theresa May criticou-o porque as suas medidas de política monetária (entre as quais figuram a compra de dívida nos mercados) contribuíram supostamente para aumentar a desigualdade no Reino Unido.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.