[weglot_switcher]

Leiria investe 18 milhões em serviços de transportes públicos

Município vai lançar um concurso internacional designado por ‘Mobilis’, cujo contrato terá uma duração de oito anos, estando o arranque deste serviço de transportes previsto para 1 de janeiro de 2025.
17 Abril 2024, 13h10

A cidade de Leiria vai investir 18 milhões de euros em serviço de transportes público rodoviário de passageiros na cidade através do lançamento de um concurso internacional designado por ‘Mobilis’, informa a autarquia em comunicado esta quarta-feira, 17 de abril.

Esta nova rede tem como objetivos melhorar a oferta rodoviária e dar reposta à população local, no sentido de tornar os transportes coletivos “numa verdadeira alternativa para as deslocações diárias”, bem como uma aposta na sustentabilidade, qualidade ambiental e inovação tecnológica.

“A frota automóvel do prestador deverá ser composta por sete viaturas elétricas e a partir de setembro de 2025, deverá aumentar para 13 veículos movidos a bateria por eletricidade e por seis a diesel”, indica o comunicado.

Um dos requisitos deste concurso internacional prende-se com a idade dos veículos que em média não podem ser superiores a dez anos e a frota não poderá ter autocarros com mais de 14 anos. O arranque deste serviço de transportes está previsto para 1 de janeiro de 2025.

“Outro dos critérios é a conexão ao Leiria Smart City, ou seja, ao sistema informativo que permite a georreferenciação de toda a frota, bem como ter acesso a determinados dados em tempo real, nomeadamente a horários e eventuais atrasos”, aponta o documento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.