[weglot_switcher]

Marques Mendes quer “averiguação completa” ao Novo Banco

O comentador político do PSD considera que os portugueses têm todo direito a saberem toda a verdade sobre o herdeiro do BES. E fica à espera que o Ministério Público atue em conformidade.
2 Agosto 2020, 22h11

O comentador político Luís Marques Mendes disse não entender que o Governo já esteja a afirmar que “o pior já passou” na mesma semana em que ficou a saber-se que a queda do PIB no terceiro trimestre foi de mais de 16%. Em comentário na SIC – a partir do Algarve – o antigo líder do PSD disse que em todas as circunstâncias “vale sempre mais a verdade” que a mentira.

Marques Mendes disse ainda que o plano de recuperação precisa “ de avançar tão rápido quanto possível”. Antes de ele chegar, o comentador disse que “o lay-off simplificado devia ter sido mantido” pelo menos até ao final do ano, dado existirem muitas empresas que continuam a estar em dificuldade.

Marques Mendes falou ainda do Novo Banco, para afirmar que “já devia estar tudo esclarecido”. “O Novo Banco tem de perceber que não é um banco privado como os outros”, que cometeu dois pecados capitais: “ainda não esclareceu” as dúvidas em torno dos negócios imobiliários que têm sido notícia.

Mas este é apenas um dos erros do banco: “o outro erro foi emprestar dinheiro a quem comprou. Não é um problema legal, é um problema de uma empresa ligada ao Estado estar a financiar uma off-shore”.

Mas Marques Mendes não se esqueceu de referir também que há “muita hipocrisia” no processo: “se lhe colocaram à disposição 3,9 mil milhões de euros, estão à espera de quê?”, perguntou Marques Mendes – que fica à espera de uma “averiguação completa desta situação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.