[weglot_switcher]

Merkel exige a equiparação de homens e mulheres em todas as áreas

A chanceler alemã, Angela Merkel, exigiu este sábado a equiparação de homens e mulheres “na política, na economia e na sociedade”, tendo em vista a celebração do Dia da Mulher, que se assinala na segunda-feira.
6 Março 2021, 12h51

“Não se pode aceitar que as mulheres, que desempenham um papel decisivo nas nossas sociedades, ao mesmo tempo, não estejam igualmente envolvidas em decisões importantes na política, na economia e na sociedade”, disse Ângela Merkel na sua habitual mensagem de vídeo aos sábados, citada pela agência EFE.

Segundo a chanceler, é necessário “nada mais, nada menos” que “homens e mulheres tenham as mesmas oportunidades, uma verdadeira igualdade”.

“É por isso que precisamos da paridade em todas as áreas da sociedade”, sublinhou.

Angela Merkel referiu ainda que na pandemia covid-19, as mulheres são, mais uma vez, as que assumem a carga de conciliar a “escola à distância, a atenção às crianças e o próprio trabalho”.

“E são principalmente as mulheres que estão em empregos sociais e de dependência”, disse, defendendo que “as mulheres devem ganhar o mesmo que os homens”.

Nos últimos 15 anos, o governo alemão tem estado a trabalhar para mudar esta situação. Nesse contexto, Merkel citou a última lei que impõe quotas às maiores empresas e a ampliação da oferta do pré-escolar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.