[weglot_switcher]

Ministro dos Negócios Estrangeiros diz-se “surpreendido” pela decisão do Reino Unido de retirar Portugal da lista verde (com áudio)

Augusto Santos Silva acrescentou que “infelizmente, o Reino Unido está, num certo sentido, em contramão em relação a todo o esforço que na União Europeia nós estamos a fazer para ir abrindo o turismo, ir permitindo a circulação das pessoas, com base no certificado digital”.
  • Augusto Santos Silva
4 Junho 2021, 12h38

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou estar “surpreendido” depois do Reino Unido ter decidido retirar Portugal da lista verde dos países considerados como seguros para viajar. Santos Silva sublinhou que “não podemos aceitar ser prejudicados por sermos transparentes”, em vez disso o ministro acredita que “deveríamos ser valorizados por isso, como somos, aliás, em toda a Europa”, em entrevista à “TSF” esta sexta-feira, dia 4 de maio.

“Esta decisão britânica tem uma lógica que me escapa. E não só me escapa a mim, escapa a todos os peritos científicos que se têm pronunciado. Nós não podemos aceitar ser prejudicados por sermos transparentes. Não podemos aceitar ser prejudicados por sermos honestos. Não podemos aceitar ser prejudicados por estarmos a acompanhar com toda a atenção a evolução da pandemia, pelo contrário, deveríamos ser valorizados por isso, como somos, aliás, em toda a Europa”, afirmou Augusto Santos Silva.

O ministro dos Negócios Estrangeiros acrescentou que “infelizmente, o Reino Unido está, num certo sentido, em contramão em relação a todo o esforço que na União Europeia nós estamos a fazer para ir abrindo o turismo, ir permitindo a circulação das pessoas, com base no certificado digital”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.