[weglot_switcher]

O que esperar da maior feira de tecnologia do mundo?

A CES 2019 terá carros autónomos, robôs, televisões mais poderosas, assistentes de voz e casas inteligentes.
8 Janeiro 2019, 07h25

A funcionar desde 1967, a feira de Las Vegas já foi palco para a apresentação de muitas tecnologias que mudaram o mundo (o gravador de videocassetes e o formato DVD são exemplos).

Ontem, em Las Vegas, começou mais uma edição: estão presentes na cidade norte-americana cerca de 4.500 empresas de todo o mundo a mostrar como a Internet permite ter cada vez mais aparelhos tecnológicos a comunicar entre si.

No evento, não faltarão os carros autónomos, as televisões mais poderosas, os assistentes de voz e as casas inteligentes. Os robôs também estarão presentes em grande escala. Alguns têm como principal função fazer companhia a humanos ou apoiar pessoas com necessidades educativas especiais.

A Consumer Technology Association (CTA), associação que organiza o evento, anunciou as principais tendências que devem ser vistas por quase 200 mil participantes neste ano. A CTA espera que o mercado de tecnologia cresça para um novo recorde, com uma faturação de 398 mil milhões de dólares (cerca de 350 mil milhões de euros ao câmbio atual).

É ainda esperado um crescimento moderado em segmentos que já foram campeões da tecnologia, como os ‘smartphones’, na ordem dos 2%.

Segundo a CTA, os aparelhos para casas inteligentes terão um crescimento de 17%, ao passo que os ‘smartwatches’ se fixarão na casa dos 19%.

Já os ‘smart speakers’ (colunas de som inteligentes), como os aparelhos da Google e Amazon, devem crescer 7%.

O destaque do motor de busca Google deve ir para a sua assistente artificial, a Google Assistant. Estará a competir com a assistente rival Alexa, da Amazon, que este ano apresenta em Las Vegas uma nova assistente de voz só para automóveis.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.